Programa de formação em competência em informação: : redes de cooperação entre os sujeitos que atuam em espaços de informação, educação e cultura

  • Meri Nadia Marques Gerlin Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0003-4292-2559
  • Marta Leandro da Matta Universidade Federal do Espírito Santo
  • Denise Bacellar Nunes Universidade de Brasília

Resumo

Diante daquilo que tem sido registrado no Brasil pela Ciência da Informação sobre competência em informação e perante a escassez de programas de formação de competências em Universidades, apresenta-se como objetivo compartilhar um processo de planejamento desse tipo de programa compreendendo bibliotecários, docentes e discentes envolvidos em ações universitárias. Para tanto, realizou-se um levantamento de artigos científicos em bases de dados de periódicos online, considerando a importância da competência em informação e competência leitora em diferentes espaços de (in)formação e educação, como bibliotecas universitárias, escolares e públicas. Como considerações iniciais e não apenas finais, percebeu-se a importância de envolver em programas de formação profissionais que atuam em diferentes espaços de formação da competência em informação, como bibliotecas universitárias, públicas e escolares. A Universidade torna-se, por conseguinte, uma instituição importante em um contexto de formação de redes colaborativas, ao receber a contribuição de profissionais de diversas áreas que possibilitem o planejamento, implementação e execução de programas de competência em informação que também incluam a competência leitora, possibilitando o desenvolvimento de habilidades informacionais e capacidades de leituras mais especificamente, em estudantes e docentes, de modo a fortalecer os processos de ensino, pesquisa e extensão com a comunidade interna e externa.

Plavras-chave: Competência em informação, Competência leitora, Biblioteca universitária, Sociedade da informação.

Link: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/22032

Biografia do Autor

Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil

Marta Leandro da Matta, Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil
Denise Bacellar Nunes, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília, Biblioteca Central, Brasília, DF, Brasil

Publicado
2019-12-11
Seção
Resumos de artigos científicos