Políticas públicas de leitura e biblioteca escolar: percebendo os cenários nacional e internacional

  • Rafaela Carolina da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Everton da Silva Camillo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Leda Maria Araújo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Daniele Spadotto Sperandio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Miriam Fernandes de Jesus Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Claudio Marcondes de Castro Filho Universidade de São Paulo

Resumo

As bibliotecas escolares são ambientes que promovem a leitura e, dentre outras ações, elevam a condição de assimilação de conteúdo dos seus usuários. Assim, as políticas públicas para este campo auxiliam na garantia desses propósitos. Em virtude disso, este trabalho objetivou averiguar a produção bibliográfica sobre políticas públicas voltadas à leitura e bibliotecas escolares nos âmbitos nacional e internacional. Para tanto, metodologicamente, foi realizado um estudo qualitativo, bibliográfico e descritivo. Também foram empreendidas buscas na base de dados Library and Information Science Abstracts (LISA), levando em conta uma estratégia de busca com foco nos termos: políticas públicas, biblioteca escolar, mídia center e leitura. O estudo apresenta uma discussão entre considerações iniciais sobre políticas públicas, bibliotecas escolares e livro, leitura e literatura, com intuito de relacionar as temáticas e tornar mais nítido os resultados alcançados. Como resultado, foi percebido que as políticas públicas para a leitura e biblioteca escolar no Brasil e no exterior, sobretudo trabalhos dos Estados Unidos da América, relacionam-se com políticas em informação, políticas culturais, de saúde, pesquisa, desenvolvimento organizacional, serviços, mídia eletrônica e políticas educacionais, e conclui-se que há outras perspectivas lançadas sobre as bibliotecas escolares como equipamentos de informação complexos para além das abordagens do livro, leitura e literatura.

Palavras-chave: Políticas Públicas; Biblioteca Escolar; Leitura

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1238/1149

Biografia do Autor

Rafaela Carolina da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Everton da Silva Camillo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Leda Maria Araújo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista brJúlio de Mesquita Filho (UNESP).

Daniele Spadotto Sperandio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Miriam Fernandes de Jesus, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Claudio Marcondes de Castro Filho, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo. Professor no Departamento de Educação,
Informação e Comunicação da Universidade de São Paulo.

Publicado
2020-03-10
Seção
Resumos de artigos científicos