A gestão do conhecimento como processo fundamental para a gestão da qualidade: : inter-relação que subsidia a tomada de decisão empresarial

  • SelmaLeticia Capinzaiki Ottonicar Unesp
  • Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos
  • Ieda Pelogia Martins Damian
  • Josiane Torres

Resumo

RESUMO A gestão do conhecimento fornece subsídios à gestão da qualidade, uma vez que norteia os processos de acesso, avaliação, organização, armazenamento e disseminação da informação e do conhecimento no ambiente organizacional. O objetivo deste artigo é propor contribuições ao contexto empresarial, por meio de uma inter-relação entre as etapas da gestão da qualidade e da gestão do conhecimento, com base na literatura de ambos os processos. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os temas gestão do conhecimento e gestão da qualidade a fim de apoiar a inter-relação entre suas características. Para a obtenção dos resultados, desenvolveu-se um quadro explicativo entre as etapas de implementação da gestão do conhecimento e o modelo Seis Sigma proveniente da teoria da qualidade. A partir da inter-relação teórica, realizou-se uma discussão da revisão bibliográfica e concluiu-se que a gestão da qualidade faz uso de elementos também utilizados pela gestão do conhecimento. Como busca, avaliação e uso das informações em diferentes suportes, a fim de serem recuperadas futuramente. Foi possível verificar também que o sucesso da gestão da qualidade ocorre na organização que desenvolve a gestão do conhecimento como parte da sua cultura organizacional.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento; Gestão da Qualidade; Informação; Conhecimento; Revisão Bibliográfica.

Link: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4478/4150

Biografia do Autor

SelmaLeticia Capinzaiki Ottonicar, Unesp

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Ieda Pelogia Martins Damian
Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP). Docente da Universidade de São Paulo no curso de graduação em Ciência da Informação e Documentação do Departamento de Educação, Comunicação e Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FFCLRP/USP. Docente do Programa de Pós- Graduação em Ciência da Informação na Unesp – Marília, SP.
Josiane Torres
Graduação em Tecnologia em Gestão Empresarial e graduação em Tecnologia de Mecatrônica Industrial pela Faculdade de Tecnologia de Garça - SP (Fatec).
Publicado
2020-03-29
Seção
Resumos de artigos científicos