A Construção de indicadores sociais aptos a medir a inclusão digital no Brasil

  • Marina Cajaíba da Silva Horta Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marlene Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

A atual sociedade pós-moderna explicita significativas alterações ocorridas nas últimas décadas nos níveis político, econômico tecnológico e cultural, bem como as influências geradas no meio social por todas essas mudanças, inclusive no que diz respeito à inclusão digital. As políticas públicas voltadas para esta temática, por exemplo, fazem parte das políticas sociais, mas, sozinhas, não são suficientes para diminuir as disparidades existentes. A ausência de parâmetros aptos a desencadear ações sociais concretas compromete o desenvolvimento social e a possibilidade de se modificar estruturas de marginalidade que apenas se multiplicam com o agravamento das situações de exclusão. Para melhor compreensão sobre o alcance concreto de tais iniciativas de inclusão deve-se criar indicadores sociais que possam monitorar o objeto informação na perspectiva de transformação social e apropriação do conhecimento pelos usuários das ações de inclusão digital. Propõe-se, para análise e aperfeiçoamento, um modelo para a construção desses indicadores.

Palavras-chave: Inclusão digital-Brasil. Indicadores sociais. Políticas públicas de informação.

Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/47201/27364

Biografia do Autor

Marina Cajaíba da Silva Horta, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora Adjunta do Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. 

Marlene Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Professora Associada II do Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.      
Publicado
2020-03-29
Seção
Resumos de artigos científicos