O Interdomínio dos Estudos Métricos da Informação em Medicina: aproximação entre discurso e prática de seus pesquisadores

  • Juliana Lazzarotto Freitas Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília)
  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Cláudia Cabrini Grácio Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Resumo

Analisa o interdomínio de Estudos Métricos da Informação (EMI) na Medicina, a fim de reconhecer teórica e empiricamente as relações de produção científica ali representadas. Utiliza como corpus de análise, um conjunto de 132 artigos extraídos da base Scopus, produzidos pelos autores brasileiros mais representativos do interdomínio. Como modalidade metodológica adota a análise de conteúdo das respostas do questionário aplicado aos autores representantes desse interdomínio, para objetivar suas percepções sobre as próprias práticas de pesquisa relacionadas aos EMI, bem como a análise da produção periódica científica desses autores. Apreende assim, suas percepções sobre as atividades de pesquisa que vêm realizando no âmbito dos EMI. Como resultados, confronta a produção periódica científica dos autores com suas respostas, descrevendo a coesão entre seus discursos e suas práticas de produção científica. Por fim, considera as análises de interdomínios como uma oportunidade de contribuição ou colaboração entre campos para a realização de metapesquisas.

Palavras chave: Estudos Métricos da Informação. Medicina. Análise bibliométrica. Interdomínios. Produção periódica científica.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019.e65348

Biografia do Autor

Juliana Lazzarotto Freitas, Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp/Marília (2017). Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2012). Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2011). Graduada em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (2010). 

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, João Pessoa, PB, Brasil.

Maria Cláudia Cabrini Grácio, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP, Brasil.

Publicado
2020-03-29
Seção
Resumos de artigos científicos