Recursos informacionais para a construção do conhecimento em empresas de software: abordagem sistêmica

Resumo

Tendo como pano de fundo a questão da abordagem sistêmica, foi realiz ada uma discussão sobre a construção do conhecimento em empresas de software. Para tanto, num primeiro momento, são detalhados elementos da abordagem sistêmica, considerando-se questões como Gestão com Pessoas, Comportamento Informacional, e Software como sistema sociotécnico, que poderiam redundar na construção do conhecimento organizacional. Assim, salienta-se a caracterização das empresas de software enquanto sistemas sociotécnicos complexos. Salienta-se também a complexidade envolvida nos projetos de software e as inter-relações entre programadores em suas equipes, clientes e stakeholders, estrutura organizacional e aspectos da Engenharia de Software. Consideram-se os fluxos informacionais tanto formais quanto informais, como sendo o elemento agregador dos distintos componentes do sistema sociotécnico, que permite a eficácia na realização do trabalho. Foi efetuado um estudo de casos múltiplos em duas organizações de desenvolvimento de software com o objetivo de se verificar a consistência dos fluxos informacionais, referentes ao compartilhamento da informação e sua formalização, especificamente. Ademais, apurou-se como ações gerenciais, no contexto da gestão com pessoas, contribuem para criação de espaços e eventos que permitem a interação interpessoal com vistas em converter recursos informacionais em conhecimento organizacional. Em termos metod ológi cos, foram utilizados questionários com escala de Likert para os colaboradores das empresas, que foram analisados mediante a estatística descritiva, bem como entrevistas semiestruturadas com gestores e funcionários administrativos, verificando aspectos da gestão com pessoas na criação do conhecimento. Apurou -se, desta forma, a necessidade de equilibrar os fluxos informacionais, principalmente melhorando o aspecto do registro ou documentação de informações. Conclui-se ainda que é relevante que a empresa desperte para uma visão sistêmica, que permita integrar gestores e profissionais de recursos humanos para a elaboração de ações voltadas à construção do conhecimento organizacional.   Palavras-chave: Abordagem Sistêmica; Empresas de Software; Construção de Conhecimento; Recursos informacionais.   Link: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/8933/5889
Publicado
2020-03-29
Seção
Resumos de artigos científicos