A gestão do conhecimento no contexto do franchising: estudo de caso em uma franqueada

a case study in a franchise

Resumo

Empreender em uma franquia requer constante inovação do franqueador nos processos empresariais para que o negócio se torne sustentável, e nesse sentido a gestão do conhecimento fornece um conjunto de elementos estratégicos para o melhor aproveitamento do conhecimento organizacional. Este trabalho tem o objetivo de propor ações de gestão do conhecimento como estratégia de gestão no contexto das franquias. A pesquisa, realizada em uma franqueada, é de natureza aplicada com objetivo exploratório. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada e observação direta. Como resultados, identificaram-se pontos de melhoria na franqueada e foram sugeridas práticas de gestão do conhecimento para aprimorá-los e potencializar os pontos fortes. Ademais, identifica-se a possibilidade de a fraqueada construir conhecimentos de maneira colaborativa com a utilização de práticas de gestão do conhecimento, propiciando que o conhecimento se torne disponível e acessível, compondo, assim, uma verdadeira rede de conhecimento no contexto do franchising.


Palavras-Chave: Gestão do Conhecimento. Empreendedorismo. Franquias.

Link: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4515/4301

Biografia do Autor

Cláudia Herrero Martins Menegassi, CentroUniversitário Cesumar - Unicesumar

Doutora em Administração pela Universidade Positivo (UP/UFPR) - Brasil. Professora do Centro
Universitário Cesumar (Unicesumar) - Brasil.

Nelson Nunes Tenório Junior, Centro Universitário de Maringá - Cesumar

Pós-Doutorado pela University of Copenhagen (UK) - Dinamarca. Pós-Doutorado pela Université
de Technologie de Troyes (UTT) - França. Pós-Doutorado pela IT University of Copenhagen (ITU) -
Dinamarca.Doutor em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul (PURS) – RS – Brasil. Pesquisador e bolsista produtividade do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e
Inovação (ICETI) – Brasil. Professor da Centro Universitário de Maringá (Cesumar) - Brasil.

Rejane Sartori, Centro Universitário de Maringá - Cesumar

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
– SC - Brasil. Agente de Informação e professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Maringá,
PR – Brasil. Professora do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) - Brasil.

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Universidade de Marília

Pós-Doutorando pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – SP - Brasil. Doutor
em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Brasil, com período sanduíche em
Westminster College Of Salt Lake City - Estados Unidos. Professor da Universidade de Marília (Unimar)
- Marília, SP - Brasil.

Publicado
2020-03-28
Seção
Resumos de artigos científicos