Desenvolvimento de coleções em coleções digitais

Resumo

Relata as mudanças de paradigmas ocorridas na transição de coleções físicas para as coleções digitais. Apresenta as recomendações para seleção, criação e manutenção dessas coleções, a partir do exame de literatura especializada, abordando aspectos do conteúdo, viabilidade técnica, funcionalidade, confiabilidade, suporte do fornecedor, licenciamento, preservação, acessibilidade e aspectos contratuais. Discorre sobre aspectos que devem ser observados na tomada de decisão sobre a escolha de manter ou não documentos impressos quando há o equivalente digital. Conclui com a síntese das recomendações, indicando também estudos relacionados ao desenvolvimento de coleções.

Palavras-chave: Desenvolvimento de coleções. Documento eletrônico. Bases de dados.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8655177

Biografia do Autor

Anastácia Freitas de Oliveira , Universidade de Brasília

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Bibliotecária do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. 

Murilo Bastos da Cunha , Universidade de Brasília

Pós-doutorado na University of Michigan. Professor titular aposentado da UnB, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

Publicado
2020-03-27
Seção
Resumos de artigos científicos