Reduzindo o tempo de publicação de um manuscrito em um periódico de acesso aberto: um estudo baseado na filosofia lean

Resumo

A comunicação científica consiste no conjunto de atividades associadas à produção, disseminação e uso da informação, desde o momento em que a ideia para pesquisar é concebida pelo cientista até que a comunicação dos resultados seja aceita como fazendo parte do conhecimento científico. Como principal meio de comunicação científica, destaca-se o periódico científico. Com o advento da internet, o periódico científico passou por muitas transformações, entre elas a transição de impresso para eletrônico. O que se pode observar foi que essa transição alterou principalmente a distribuição e visibilidade das edições. Em relação ao processo de edição, o uso de software de publicação, tem facilitado a realização das tarefas do editor. Muito embora a publicação eletrônica tenha conferido agilidade ao processo e maior visibilidade aos artigos, verifica-se que, em essência, houve somente a migração das revistas tradicionais para o formato digital. Com isso, essa pesquisa propõe analisar o processo editorial de um periódico de acesso aberto e torná-lo livre de desperdícios, tendo como base os princípios do pensamento enxuto, o lean thinking. O lean thinking refere-se a uma filosofia de gestão que vem ao encontro das necessidades de diminuição do tempo de publicação do artigo científico. A pesquisa foi caracterizada como estudo de caso, onde foi selecionado um periódico científico, por conveniência, para a realização do estudo. Os resultados alcançados identificaram que, por meio do Lean, foi possível propor um processo editorial futuro livre de desperdícios e com tempo de publicação consideravelmente reduzido.

Palavras-chave: Periódico científico. Processo editorial.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8655304

Biografia do Autor

Deisi Martignago , Instituto Federal Catarinense

Mestre em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Bibliotecária/Documentalista no Instituto Federal Catarinense - IFC Campus Rio do Sul.

Jordan Paulesky Juliani , Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor titular do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.

Publicado
2020-03-27
Seção
Resumos de artigos científicos