Projeto de preservação de documentos eclesiásticos: diagnóstico realizado no acervo do Centro de Documentação da Arquidiocese de Vitória/ES

Resumo

Relata-se diagnóstico de preservação no Centro de Documentação da Arquidiocese de Vitória/ES. Analisa o estado de preservação/conservação do acervo em papel e as técnicas para aumentar a longevidade das tipologias documentais. Concluiu-se que as ações realizadas são insuficientes para garantir preservação, havendo necessidade de adotar outros procedimentos, técnicas e metodologias arquivísticas, visando assegurar a integridade e longevidade dos registros eclesiásticos.

Palavras-chave: Arquivo eclesiástico. Documento arquivístico eclesiástico. Diretrizes de preservação. Diagnóstico de preservação.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8652930

Biografia do Autor

Lucimar dos Santos Lino, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Rachel da Silva Alves , Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Jorge Santa Anna , Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Gestão & Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bibliotecário da Universidade Federal do Espírito Santo.

Luiz Carlos da Silva , Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado
2020-03-27
Seção
Resumos de artigos científicos