Bibliotecas escolares e comunitárias na rede municipal de ensino de Florianópolis: desafios para o desenvolvimento do acervo

Resumo

Este artigo integra uma pesquisa de mestrado profissional, vinculada ao Programa de Pós-Graduação – Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina, que visa conhecer os critérios de desenvolvimento de coleções utilizados pelas Bibliotecas Escolares e comunitárias do município de Florianópolis. A política de desenvolvimento de coleções está relacionada ao papel social da biblioteca escolar, e especialmente, a função no processo de ensino-aprendizagem. O tema Desenvolvimento de Coleções fundamenta-se nos estudos de Weitzel (2013) e Vergueiro (2010). Os estudos revelaram que gerenciar coleções, atualmente, é um compromisso do bibliotecário que anseia assegurar a continuidade da biblioteca na sociedade, conservando a atribuição de gestora do conhecimento produzido. A metodologia segue os princípios da pesquisa descritiva cuja análise dos dados se guiou pela abordagem qualiquantitativa de Creswell e Clark (2010). Através desta pesquisa foi possível inferir que é muito importante organizar uma política de desenvolvimento de coleções com base em critérios bem definidos que supra as expectativas de seus interagentes. O produto deste estudo foi a elaboração de um manual de diretrizes com sugestões para nortear o desenvolvimento de coleções. Conclui-se que as bibliotecas escolares precisam atender as necessidades da unidade escolar da qual fazem parte, tendo seus objetivos definidos, facilitando o desenvolvimento de coleções.

Palavras-chave: Biblioteca Escolar. Política de Desenvolvimento de Coleções. Bibliotecário.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8655533

Biografia do Autor

Amanda Vilamoski Severino , Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Gestão de Unidades de Informação (PPGInfo) pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Tânia Regina da Rocha Unglaub , Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora concursada, pesquisadora e extensionista na Universidade do Estado de Santa Catarina.

Julibio David Ardigo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado
2020-03-27
Seção
Resumos de artigos científicos