Análise bibliométrica das publicações do programa de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este levantamento fez parte de um estudo que objetivou analisar a teoria que define o campo Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa permitiu a visualização de um panorama do desenvolvimento do próprio Programa no que diz respeito à produção científica de seus docentes e discentes colaborando para um avanço no campo científico e interdisciplinar. O levantamento acerca das publicações científicas provenientes do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos foi realizado tendo como base a análise bibliométrica dos principais termos presentes nos títulos e palavras-chave de publicações que incluem artigos, teses, dissertações e capítulos de livros de discentes e docentes do programa. Utilizando de tabelas, gráficos e nuvens de palavras, foram representados os principais termos apontados pelos doutorandos em uma disciplina, ingressantes da turma de 2018, bem como, pôde-se localizar a quantidade de publicações por ano, considerando o início do Programa, 2008 até 2016, e a diversidade de temas que as pesquisas se inserem, o que permitiu uma análise do perfil das pesquisas realizadas até o momento. Conclui-se que houve um aumento significativo nas publicações do Programa no que diz respeito aos artigos científicos publicados nos mais diversos periódicos. Já com relação aos capítulos de livros houve um decréscimo de publicações provavelmente pelo fato do incentivo do Programa para que os pesquisadores publiquem artigos em revistas científicas de alto impacto.

Palavras-chave: Bibliometria. Ciência e sociedade. Tecnologia, Publicações.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8654768

Biografia do Autor

Claudia Ramalho, Universidade Federal de São Carlos
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos. 
Jussara Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda e Mestra em ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCAR onde têm por foco os estudos de gênero, possui graduação na área de Sistemas de Informação pela FIAP além de duas especializações na área de Tecnologia, onde trabalhou por mais de 15 anos.

Patrícia Martins, Universidade Federal de São Carlos
Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pela Universidade Federal de São Carlos.
Publicado
2020-03-27
Seção
Resumos de artigos científicos