Fontes de informação sobre o cultivo de mexilhão perna perna (Linnaeus, 1758) em Florianópolis (1986 - 1996)

Resumo

Apresenta pesquisa de mestrado em andamento sobre fontes de informação especializada. O objetivo geral é pesquisar as tipologias documentais geradas nas ações para implantação e desenvolvimento do cultivo de mexilhões Perna perna na região da grande Florianópolis, no período de 1986 a 1996. Os objetivos específicos são: discutir a temática das fontes de informação especializada no âmbito da maricultura; realizar uma pesquisa documental sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao cultivo de mexilhões Perna perna entre os anos de 1986 e 1996 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); propor um guia de fontes de informação especializada sobre cultivo de mexilhões Perna Perna em Florianópolis. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva e a forma de abordagem do problema é quali-quantitativa. Os procedimentos técnicos adotados são a pesquisa bibliográfica e documental. Espera-se como resultado o mapeamento e diagnóstico das tipologias documentais geradas nas ações para implantar e desenvolver o cultivo deste tipo de mexilhão na região da grande Florianópolis no período de 1986 a 1996. Além disso, espera-se criar subsídios para uma discussão sobre a temática “fontes de informação especializada” no âmbito da maricultura

Biografia do Autor

Sarita Locks de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharela em História. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN-UFSC)

Cezar Karpinski, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Dpto. Ciência da Informação

Professor Adjunto III da Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Ciência da Informação. Bacharel em Filosofia, mestre e doutor em História. Atuação e pesquisa na área de Ciência da Informação, nas interfaces: Informação e Memória; Estudos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação; História dos Arquivos e das Bibliotecas; Patrimônio cultural, natural e documental; Ciência da Informação e Interdisciplinaridade; Informação e Movimentos Sociais. Na área de História é especialista em História e Meio Ambiente, Rio Iguaçu (Séculos XIX e XX), Patrimônio Ambiental, Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu, Hidrelétricas e História Oral. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Membro do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento e Gestão Documental.

Publicado
2020-03-28
Seção
Pesquisas em andamento