Desenvolvimento e implementação de uma estratégia de informação: o caso de uma empresa portuguesa do setor imobiliário

  • Sérgio Maravilhas Universidade de Salvador, Salvador, BA, Brasil.

Resumo

Neste trabalho analisamos uma empresa de mediação imobiliária, procurando situar a sua atividade nas cinco forças competitivas de Porter. Procedemos ao seu enquadramento sintético, histórico e sócio–económico, e à descrição sumária do setor de atividade onde a empresa atua. Descrevemos alguns instrumentos que permitem identificar as necessidades de informação da empresa na atividade desenvolvida, assim como o papel fundamental da informação como fomentadora de vantagens
competitivas. Descrevemos a informação como fator de importância estratégica para qualquer organização e
como recurso cuja gestão influencia o bom desempenho das organizações. A gestão de informação inserida na estratégia empresarial revela ser um fator chave na obtenção de vantagens competitivas para a organização. Salientamos a importância do envolvimento da gestão ao mais alto nível de forma a possibilitar o efetivo envolvimento de toda a organização. Para desempenhar convenientemente a sua função, o gestor de informação deve ter à sua disposição toda a informação interna relevante, pois só conhecendo de forma aprofundada a organização poderá encontrar as melhores soluções de informação. Para concluir, algumas chamadas de atenção para os elementos a considerar na elaboração da estratégia de informação a implementar.

Palavras-chave: Gestão estratégica da informação. informação interna e externa. Information overload. Setor
imobiliário. Sistemas e tecnologias de informação.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3042/2300

Biografia do Autor

Sérgio Maravilhas, Universidade de Salvador, Salvador, BA, Brasil.

Universidade de Salvador, Salvador, BA, Brasil.
Docente no Programa de Pós-Graduação em Administração.

Publicado
2020-03-28
Seção
Resumos de artigos científicos