Design thinking na elaboração de uma proposta de sinalização da Biblioteca Universitária da UFCA: relato de pesquisa

  • Isaac Brito Roque Universidade Federal do Cariri, Fortaleza, CE, Brasil.
  • David Vernon Vieira Universidade Federal do Cariri, Fortaleza, CE, Brasil.

Resumo

Introdução: Diante das mudanças ocorridas nos últimos anos no ambiente das bibliotecas universitárias a gestão deste espaço se depara com um novo tipo de usuário já acostumado com a tecnologia da informação que criou novos anseios. A sinalização deve então ser pensada para esse tipo de usuário bem como ampliar também para a questão da acessibilidade assim, é importante rever os serviços e produtos oferecidos pela biblioteca dentro deste enfoque. Objetivo: Apresentar um relato de pesquisa sobre a concepção de soluções de sinalização utilizando ferramentas do Design Thinking com o engajamento de usuários da Biblioteca Central da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Metodologia: De natureza qualitativa o estudo compreendeu a utilização de um grupo focal onde foram entrevistados dez usuários da Biblioteca Universitária da UFCA. De natureza prática e com objetivos exploratórios, sua abordagem foi no formato de pesquisa-ação, visando promover a cooperação dos usuários da biblioteca do Campus de Juazeiro do Norte na concepção de soluções de sinalização do ambiente. Resultados: Percebeu-se um engajamento colaborativo entre os participantes, envolvendo-os de maneira protagonista e entusiasmada para os desafios de identificar os problemas e propor soluções para a biblioteca. A utilização das etapas e das ferramentas do Design Thinking, ainda que registradas de maneira linear, procurou se adequar ao processo de maneira satisfatória segundo o relato do próprio grupo focal. Conclusões: A colaboração entre as disciplinas de Design e a Ciência da Informação representa uma oportunidade para aproximar a prática do Design Thinking com intuito de otimizar sistemas de sinalização de bibliotecas, embora tenha se demonstrado que os métodos abordados são capazes de alcançar soluções ainda mais amplas. Sobretudo, o principal destaque a se considerar é a inserção dos usuários como parte fundamental no planejamento e estratégias do campo da ciência da informação.

Palavras-chave: Design Thinking. Biblioteca Universitária. Sinalização. Ferramentas.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/37543/pdf

Publicado
2020-09-21
Seção
Resumos de artigos científicos