Perspectivas em mediação da informação no contexto das tecnologias de informação e da comunicação em bibliotecas universitárias

  • Rafael Gomes de Sousa Universidade Federal do Cariri, Fortaleza, CE, Brasil.
  • Oswaldo Francisco de Almeida Júnior Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Resumo

Introdução: Mediação da informação para formação de competências em informação do bibliotecário no âmbito das TIC nas bibliotecas universitárias foi o que norteou essa pesquisa, visto que a discussão está pautada na apropriação da informação, na construção de sentidos e aquisição do conhecimento. Objetivo: Discutir esses processos de atuação profissional dos bibliotecários nas bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Piauí (SIBi-UFPI), contribui com as discussões desse tema no âmbito da Ciência da Informação. Metodologia: Este é parte da pesquisa que investiga as perspectivas em mediação da informação no contexto das tecnologias de informação e da comunicação na biblioteca universitária da UFPI. A caracterização da pesquisa é definida como exploratória e descritiva, sendo de natureza qualiquantitativa. Resultados: A pesquisa revelou que os bibliotecários do SIBi-UFPI fazem uma maior assossiação entre mediação da informação com as atividades voltadas para o acesso e recuperação da informação,  Conclusões: Os bibliotecários do SIBi-UFPI utilizam as TIC com mais frequência para promover com maior intensidade as atividades que se configuram como mediação explícita, ou seja, aquelas que são mais visíveis, mas que denotam o mesmo grau de importância da implícita.

Palavras-chave: Biblioteca Universitária – Universidade Federal do Piauí. Mediação da Informação. Bibliotecário. Tecnologias de Informação e Comunicação.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/37578/pdf

Biografia do Autor

Rafael Gomes de Sousa, Universidade Federal do Cariri, Fortaleza, CE, Brasil.

Mestre em  Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade
Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutor em Ciências da Comunicação pela
Universidade de São Paulo (USP).

Publicado
2020-09-21
Seção
Resumos de artigos científicos