Produção e colaboração científica dos docentes das pós-graduações em Biblioteconomia e Ciência da Informação da região nordeste: análise no período de 2013 a 2017

  • Ana Karolyne Nogueira de Sousa Universidade Federal do Cariri, Fortaleza, CE, Brasil.
  • Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira Universidade Federal do Cariri, Fortaleza, CE, Brasil.

Resumo

 

Introdução: Por considerar a ciência em uma perspectiva acumulativa das produções e social nas relações de coautorias. Objetivo: analisar os indicadores de produção e colaboração científica dos docentes dos sete programas de pós-graduação stricto sensu da região Nordeste em Biblioteconomia e Ciência da Informação, do período de 2013 a 2017. Metodologia: tendo como métodos a bibliometria e análise de redes sociais de coautoria. Resultados: Em relação aos periódicos científicos, foi demonstrado que os docentes têm optado pelas revistas de menor periodicidade, as trimestrais, assim como, por práticas endógenas, com uso massivo dos periódicos pertencentes aos próprios programas. Conclusões: busca colaborar com o entendimento, reconhecendo as características e a evolução da área, identificando as especificidades e os padrões, com o propósito de promover discussões, contribuições e reflexões sobre as produções da área.

Palavras-chave: produção científica. bibliometria. análise de redes de coautorias.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/37315/pdf 

Biografia do Autor

Ana Karolyne Nogueira de Sousa, Universidade Federal do Cariri, Fortaleza, CE, Brasil.

Mestra em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bibliotecária/
Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira, Universidade Federal do Cariri, Fortaleza, CE, Brasil.

Doutor em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
(PUC/SP). Professor da Universidade Federal do Cariri no Curso de Jornalismo e no Programa
de Pós-Graduação em Biblioteconomia.

Publicado
2020-09-21
Seção
Resumos de artigos científicos