-
Lucilene Klenia Rodrigues Bandeira
Universidade Federal da Paraíba
-
Adelaide Helena Targino Casimiro
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
-
Ediene Souza de Lima
SEBRAE PB
Resumo
Objetiva analisar as práticas de Smart Campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em relação às etapas de Gestão da Informação(GI) do modelo de Choo. Smart Campus é uma área de pesquisa em que se usam tecnologia e infraestrutura para apoiar e melhorar seus processos nos serviços em instituições de ensino superior, auxiliando o ensino, a extensãoe a pesquisa. A Gestão da Informação traz benefícios na administração da informação de forma integrada, coerente, eficiente e eficaz; facilita a tomada de decisão e eleva ao máximo a qualidade, a disponibilização, a utilização e o valor da informação. A UFCG usa as técnicas de Smart Campus desde 2019, com o objetivo de integrar a Internet das coisas à gestão do campus, ao ensino e às colaborações intra e interorganizacionais. Este estudo, de natureza exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa e natureza documental direta, e para cujo desenvolvimento utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo e aplicamos um questionário ao gestor do projeto de implantação do Smart Campusna UFCG, indicou que as aplicabilidades do Smart Campusd ialogam com o modelo de GI de Choo. A UFCG se preocupa em identificar as necessidades de informação, que é adquirida por meio da interação entre professores e alunos em redes sociais e distribuída por meio de reuniões semanais com grupos de interesses, página da Internet e redes sociais. Concluímos que essa instituição não pratica as etapas de uso de informação e avaliações de desempenho, embora existam iniciativas em andamento.
Palavras-chave: Smart Campus. Gestão da Informação. Tecnologia da Informação.Universidade Federal de Campina Grande.
Link:
https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/49229/29749
Biografia do Autor
Lucilene Klenia Rodrigues Bandeira, Universidade Federal da Paraíba
Doutora em Administração pela Université Grenoble Alpes, França. Professora da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.
Adelaide Helena Targino Casimiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.
Ediene Souza de Lima, SEBRAE PB
Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Analista Técnica do Sebrae Paraíba, Brasil.