Competência em informação e o trabalhador do conhecimento: compreendendo as abordagens nas produções científicas na ciência da informação

  • Rosilene Agapito da Silva Llarena Universidade Estadual da Paraíba
  • Danielle Harlene da Silva Moreno Universidade Estadual da Paraíba
  • Sônia Scoralick de Almeida Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Clara Palitot Dias de Lacerda

Resumo

Este artigo busca caracterizar as relações entre as competências em informação e o trabalhador do conhecimento por meio de: mapeamento, nos periódicos científicos A1 voltados para a CI (Informação & Sociedade: Estudos; TransInformação; Perspectivas em Ciência da Informação), disponíveis na Plataforma Sucupira (Quadriênio 2013-2016), no período de 2015 a 2019, os artigos que tratam, individualmente, dos termos “competências em informação” e “trabalhador do conhecimento”, assim como os que expressam relações entre eles. Para tanto, foi construído este relato de pesquisa por meio de estudo investigativo, qualitativo e descritivo baseado em revisão, análise bibliográfica e análise de conteúdo sobre o tema em questão. Os estudos concluem que, no âmbito dos periódicos investigados e do período de pesquisa, as publicações sobre competências em informação estão em evidência comparadas às voltadas para o trabalhador do conhecimento. As publicações analisadas não referenciam a relação entre o trabalhador do conhecimento e as competências em informação necessárias ao desenvolvimento de seu trabalho. Concluem, ainda, quesão escassas as publicações sobre o trabalhador do conhecimento.   Palavras-chave:Trabalhador do Conhecimento.Competênciaem Informação. Ciência da Informação.Produção científica.   Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/51207/29754

Biografia do Autor

Rosilene Agapito da Silva Llarena, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora da Universidade Estadual da Paraíba, Brasil.

Danielle Harlene da Silva Moreno, Universidade Estadual da Paraíba

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Bibliotecária da Universidade Estadual da Paraíba, Brasil.

Sônia Scoralick de Almeida, Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba

Bacharela em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Arquivista do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Ana Clara Palitot Dias de Lacerda

Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Internacional da Paraíba, Brasil. Bacharela em Arquivologia e em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Publicado
2020-09-21
Seção
Resumos de artigos científicos