Produção científica dos membros dos grupos de pesquisa das áreas de informação no Brasil

  • Jonathan Rosa Moreira Universidade de Brasília
  • Suzana Pinheiro Machado Mueller Universidade de Brasília
  • Jayme Leiro Vilan Filho Universidade de Brasília

Resumo

Introdução: Este estudo está relacionado com a produção científica nas áreas de informação no Brasil aqui representadas pela área de Ciência da Informação e pela área de Museologia. Objetivo: estudar a produção científica dos membros dos grupos de pesquisa das áreas de informação no Brasil cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, considerando o período de 1992 até 2016, quanto aos aspectos da distribuição geográfica, por instituição e por tipo de canal de comunicação. Metodologia: Abordagem metodológica quantitativa e estudo bibliométrico com análise estatística descritiva. Foi usada como fonte de informação a Plataforma Lattes, extraídos pela aplicação ScriptLattes. Resultados: O estudo revelou que as regiões Sudeste e Nordeste são as que reúnem a maior produção científica das áreas de  informação no Brasil, publicados em sua maioria em anais de congresso, seguido por periódicos científicos. Conclusões: Os pesquisadores das áreas de informação no Brasil parecem estar se organizando em grupos formais para produzir pesquisa, experimentando como resultado um período de crescimento.

Palavras-Chave: Produção científica. Grupo de pesquisa. Ciência da Informação. Museologia

LinK: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/35885

Biografia do Autor

Jonathan Rosa Moreira, Universidade de Brasília

Doutor  em  Ciência  da  Informação Universidade  de  Brasília(UnB). Pró-Reitor  e  Diretor Acadêmico da Educação Superior do Grupo Projeção e Diretor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida.

Suzana Pinheiro Machado Mueller, Universidade de Brasília

Doutora em  Information  Studies  pela  University  of  Sheffield  (Inglaterra). Professora  do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília(UnB).

Jayme Leiro Vilan Filho, Universidade de Brasília

Doutor em Ciência da Informação Universidade de Brasília(UnB). Professor da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília(FCI/UnB).

Publicado
2020-09-22
Seção
Resumos de artigos científicos