A Biblioteca Pública Benedito Leite e suas relações com a identidade, sociabilidade e enraizamento da cultura maranhense

  • Maurício José Morais Costa Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB)
  • Donny Wallesson dos Santos Universidade Federal do Maranhão
  • Kláutenys Dellene Guedes Cutrim Universidade federal do Maranhão
  • Conceição de Maria Belfort de Carvalho Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Reflexão acerca das relações que a Biblioteca Pública com a identidade, sociabilidade e enraizamento da cultura maranhense. Objetiva refletir as relações existentes entre a Biblioteca Pública Benedito Leite com a sociabilidade, identidade e enraizamento da cultura maranhense, na perspectiva de compreender qual o seu/seus local/locais simbólicos no Estado. Trata de um estudo de caráter exploratório, de caráter analítico, que fez uso da pesquisa bibliográfica e documental como instrumentos de fundamentação teórica. Discute os conceitos de identidade, sociabilidade e enraizamento social, a partir de autores como Candau (2018), Abrantes (2011), Carneiro (2008), Weil (2001), Santos (2013). Aborda os conceitos de bibliotecas púbicas com base em IFLA (1994), Bernardino e Suaiden (2011), Almeida Júnior (2015), Ferreira e Oliveira (2017). Descreve a Biblioteca Pública Benedito Leite, com base nos estudos de Braga (2013) e Castro, Silva e Castellanos (2011), evidenciando-a como um dos mais importantes aparelhos culturais do Estado do Maranhão. Relaciona os conceitos de identidade, sociabilidade e enraizamento com a Biblioteca Pública, tendo em vista sua capacidade em manter viva a história e a memória do Estado. Pontua que a Biblioteca Pública materializa as relações sociais estabelecidas em marcos temporais e espaciais específicos, logo reforçadores e mobilizadores do enraizamento dos referenciais identitários do Estado do Maranhão.

Palavras-chave: Bibliotecas Públicas. Biblioteca Pública Benedito Leite. Enraizamento cultural. Espaços de socialização.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/35247

Biografia do Autor

Maurício José Morais Costa, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB)

Mestre em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (PGCULT-UFMA). Bacharel em Biblioteconomia. Especializando em Design Instrucional. Docente do Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB). 

Donny Wallesson dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando em Políticas Públicas na Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Cultura e Sociedade. Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Santa Terezinha -CEST/MA. Produtor e coordenador do Coletivo "O Circo Tá na Rua", Produtor Cultural da Manguezá Produções/MA e Representante do Maranhão no Segmento Circo no Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura.

Kláutenys Dellene Guedes Cutrim, Universidade federal do Maranhão

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA). 

Conceição de Maria Belfort de Carvalho, Universidade Federal do Maranhão
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora da Universidade Federal do Maranhão. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).       
Publicado
2020-09-22
Seção
Resumos de artigos científicos