Software social no ambiente corporativo: transformando a produção e disseminação de conhecimento nas organizações

  • Marcelo Herondino Cardoso
Palavras-chave: Software social, Blog, Wiki, Gestão do conhecimento, Colaboração

Resumo

Na década de 90, a popularização da internet produziu uma explosão da quantidade de informações disponíveis na rede. No entanto, esse aumento não se refletiu na qualidade do material produzido, uma vez que o modelo empregado se utilizou das facilidades de comunicação para suprir a demanda reprimida por conteúdo, sem dar a ênfase necessária à organização e qualidade. Relatório do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI-BR) dá conta desse crescimento: em maio de 1996, havia 2.283 registros para sites com a extensão “.br”. Passados dez anos, em maio de 2006, esse número havia saltado para 928.149 registros, um incremento de mais de 40.000%. Nesse cenário de crescimento exponencial, passou a ser imprescindível a organização do conhecimento, de forma a dotá-lo de qualidade e capacidade de alcançar seu propósito, sob pena de ser perdido nesse turbilhão de informações. Uma das formas de qualificar esse conhecimento é compartilhar sua produção, buscando a colaboração de especialistas na produção do conteúdo. Na chamada “era do conhecimento”, aumentar e organizar esse valioso ativo é um dos maiores desafios das organizações. A implantação de ferramentas de software social – especialmente wikis e blogs – pode auxiliar sobremaneira o processo de produção e disseminação de conhecimento pelas empresas. Este artigo analisa as vantagens da utilização desse tipo de software de forma corporativa e também os cuidados que devem ser tomados para garantir uma implantação de sucesso. Acesso ao texto completo (HTML)

Publicado
2008-05-14
Seção
Resumos de artigos científicos