Interoperabilidade das bibliotecas digitais: o papel dos sistemas de identificadores persistentes - URN, PURL, DOI, Handle System, CrossRef e OpenURL

  • Luís Fernando Sayão
Palavras-chave: Bibliotecas Digitais, Identificadores Persistentes, URI, URN, PURL, DOI, CrossRef, Handle System, OpenURL.

Resumo

O conceito de repositórios digitais distribuídos e interoperáveis - sejam eles bibliotecas ou arquivos digitais – para ser viável, depende fortemente de uma infra-estrutura de identificação persistente e da confiabilidade do esquema de links entre recursos informacionais distintos, porém relacionados, de forma a assegurar ao usuário o acesso contínuo e conveniente aos conteúdos digitais. Neste trabalho, descreve-se o atual estado da arte da identificação persistente na Internet e da vinculação por links, tendo como foco a interoperabilidade das bibliotecas digitais de arquitetura aberta. Contrastam-se as diversas abordagens e analisam-se os mais importantes esquemas e o relacionamento entre eles: URN, PURL, DOI, CrossRef, Handle System and OpenURL. Acesso ao texto completo (PDF)
Publicado
2008-01-18
Seção
Resumos de artigos científicos