As tecnologias da informação e comunicação no novo espaço educacional: reflexão a partir da proposição dos centros de recursos para el aprendizaje y la investigación (CRAIs)

  • Claudio Marcondes Castro Filho
  • Waldomiro Vergueiro
Palavras-chave: CRAIS - Ensino – aprendizagem, - Tecnologia da informação e comunicação, Centros de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación – CRAI

Resumo

A tecnologia de informação e comunicação desenvolve mecanismos que auxiliam no ensino e aprendizagem em ambientes universitários, que, a partir da Declaração de Bologna, geraram mudanças no sistema de ensino superior na União Européia. Como suporte informacional no ensino superior, os Centros de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación – CRAI propõem um modelo de intersecção e interação utilizando as tecnologias de informação e comunicação, criando serviços que dão suporte ao ensino e à pesquisa. Esse modelo inclui tanto a seleção e organização dos conteúdos, como, também, processos de interação e comunicação que favoreçam a criação de comunidades críticas na aprendizagem. Neste sentido verificamos o papel dos CRAIs utilizando os recursos midiáticos no processo educacional, criando uma nova distribuição de espaço, relação de tempo entre o trabalho do professor com o aluno e na construção da virtualização no sentido da ampliação do conhecimento e da informação. Acesso ao texto completo (PDF)
Publicado
2008-01-18
Seção
Resumos de artigos científicos