Usabilidade de portais corporativos de IES como ferramentas de disseminação da informação: um estudo de caso

  • Paulo Sergio Nunes Costa
Palavras-chave: Recuperação da informação, Sistemas de informação, Portais corporativos

Resumo

COSTA, Paulo Sergio Nunes. Usabilidade de portais corporativos de IES como fer-ramentas de disseminação da informação: um estudo de caso. Salvador, 2006. 181f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, 2006. Orientadora: Profa. Dra. Aida Varela. Este trabalho objetivou identificar os fatores que impediram o sucesso do portal das Faculdades Jorge Amado – FJA como ferramenta de disseminação e circulação de in-formações no âmbito da Instituição, integrando seus corpos docente, discente e adminis-trativo. As razões dessa escolha prendem-se ao fato de ter esta instituição, adotado ino-vações tecnológicas e organizacionais com suporte tecnológico de ponta, para armaze-namento e difusão de informações para um público interno de, aproximadamente, 9.000 alunos e 500 professores. A implementação do Portal Corporativo tem sido um dos grandes desafios para esta instituição, tendo em vista os resultados não satisfatórios das tentativas anteriores. Para desenvolver a pesquisa foi realizada uma investigação preli-minar que apontou caminhos para a análise crucial do problema e permitiu traçar os procedimentos metodológicos. Os resultados apontaram os pontos críticos na implanta-ção do portal na Instituição pesquisada, bem como de que forma poderiam ter sido evitados, contribuindo para o sucesso do Portal no que tange a revisão do acesso pelos usu-ários ao consultar e buscar informações e conhecimento. Informações sobre o texto completo; Instituto de Ciência da Informação Rua Basílio da Gama, s/n - Campus Universitário do Canela 40110-100 Salvador - BA - Tel/Fax: 3336-6755 / 3336-6174 (ramais 23 e 35) E-mail: posici@ufba.br
Publicado
2007-07-08
Seção
New Section Title Here