Competências demandadas dos bibliotecários frente às novas tecnologias de informação em bibliotecas universitárias

  • Angela Sikorski Santos
  • Suzana da Rosa Tolfo
Palavras-chave: Competências. Tecnologias da informação. Biblioteca universitária

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi identificar as competências demandadas aos bibliotecários tendo em vista a implantação de tecnologias de informação em Bibliotecas Universitárias. O estudo do fenômeno ocorreu por meio do estudo de casos (multicasos), predominantemente qualitativos, com a coleta de dados primários (entrevistas e observação) e secundários (documentos). Os resultados demonstram que houve impactos decorrentes da introdução de tecnologias de informação, mas que as entrevistadas não verificaram impactos maiores em decorrência da preparação para o uso das tecnologias. Quanto a demanda de competências que devem ser desenvolvidas com a introdução de novas tecnologias da informação, as bibliotecárias entrevistadas destacaram as seguintes: trabalho em equipe, saber gerenciar recursos humanos, ser dinâmica, compartilhar informações, ter um conjunto de habilidades, aptidões, atitudes e comportamentos para colocar em prática tudo o que se sabe com eficiência e eficácia. Acesso ao texto completo (PDF)
Publicado
2007-01-17
Seção
Resumos de artigos científicos