Redes de conhecimento: o compartilhamento da informação e do conhecimento em consórcio de exportação do setor moveleiro

  • Maria Inês Tomaél
Palavras-chave: Redes de conhecimento, Compartilhamento de informações, Setor moveleiro

Resumo

O compartilhamento da informação e a construção do conhecimento nas redes, que permeiam o consórcio de exportação de móveis – Conex –, foram estudados tendo-se como foco as redes de conhecimento que são caracterizadas pelas relações desenvolvidas pelos atores que partilham informação e conhecimento. Estudar essas interações, próprias das redes de conhecimento – que produzem o compartilhamento da informação e a construção do conhecimento –, no âmbito do Conex, foi o propósito central desta pesquisa. Mapeou-se sua rede social, identificou-se o processo de construção do conhecimento e distinguiu-se o caráter localizado da inovação. A metodologia empregada foi a Análise de Redes Sociais – ARS -, que consiste em uma estratégia para investigar a estrutura social, que configura as redes e apresenta os indicadores referentes ao direcionamento dos fluxos da informação. Para obter maior consistência com a investigação uniu-se a abordagem quantitativa peculiar à ARS à qualitativa. Os resultados evidenciam que a informação é um importante elemento que incita à construção do conhecimento e pode culminar em inovação. O processo de construção do conhecimento é dependente, sobretudo da interação espontânea que possibilita a cooperação com maior propriedade, levando os atores a se estruturarem em rede, conseqüência de todo o envolvimento característico das interações que iniciam pelo compartilhamento de informação que, no âmbito do Conex, incidiu na inovação de gestão e foi sinérgica com os processos empresariais. Os atores que recebem mais informação, na rede, são os mais influentes e os mais comprometidos com os projetos do consórcio, além de colaborarem para o fortalecimento de capacidades individuais e coletivas. A rede de conhecimento desponta como um importante ambiente, para o compartilhamento da informação e construção do conhecimento, que fortalece os projetos e processos empresariais, tornando-lhes imprescindível e provoca mudanças no conhecimento dos atores, além de refletir em suas ações transformando seu ambiente.
Publicado
2007-01-17
Seção
New Section Title Here