Competências do profissional da informação:uma reflexão a partir da Classificação

  • Sueli de Fátima Faria
  • Vanda de Fátima Fulgêncio de Oliveira
  • Liliane Forner
  • Floriana D'Astuto
Palavras-chave: Competências, Profissional da informação, Classificação Brasileira de Ocupações

Resumo

O trabalho traça um paralelo entre as competências do profissional da informação e as atuais exigências das empresas no contexto da sociedade do conhecimento. A análise foi baseada nas descrições da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e nas investigações sobre as atuais competências exigidas pelas empresas líderes, bem como em conceitos sobre desdobramentos de competências no contexto da literatura da ciência organizacional. Verificou-se que as competências estabelecidas na CBO para esses profissionais convergem para as competências requeridas nos atuais paradigmas das empresas, com certas limitações. Essas considerações conduziram à sugestão de um mapeamento de competências dos profissionais da informação visando a levantar os pontos críticos, as discrepâncias e excessos, tendo como objetivo estratégias de autogerenciamento da carreira e a definição de políticas públicas condizentes com as tendências atuais. Acesso ao texto completo (PDF)
Publicado
2006-03-16
Seção
Resumos de artigos científicos