Benchmarking: parâmetros para qualidade em bibliotecas, um estudo nas Bibliotecas Universitárias e Faculdades de Natal

  • Hadassa Daniele Silva Bulhões
Palavras-chave: Unidades de Informação. Bibliotecas universitárias. Perfil do bibliotecário. Benchmarking

Resumo

Benchmarking: parâmetros para qualidade em bibliotecas, um estudo nas Bibliotecas Universitárias e Faculdades de Natal. UFRN, 2005. Orientadora: Luciana Moreira Carvalho . Analisa a aplicabilidade da técnica do benchmarking para melhorias em bibliotecas universitárias, bem como descreve as unidades de informação frente às mudanças proporcionadas pela inserção das novas tecnologias de informação e comunicação. Faz abordagem acerca da evolução do perfil do profissional da informação que também tem sofrido modificações buscando adaptarem-se as exigências do mercado de trabalho. Destaca que os usuários de bibliotecas têm exigido produtos e serviços com, cada vez, mais qualidade, levando as unidades de informação a buscar apoio em inovações tecnológicas e gerenciais para atender a esses usuários. Define benchmarking como os processos através do qual as empresas podem monitorar e comparar seus métodos de trabalho, seus produtos e serviços com outras organizações reconhecidas como líderes na sua área de atuação ou com empresas tidas como excelentes em algo determinado. Mostra que, aplicado à biblioteconomia, permite as unidades de informação a enxergarem além de suas unidades, buscando o aprimoramento ou potencializar os produtos e serviços oferecidos por elas. Utiliza como metodologia a aplicação de questionários e entrevista com bibliotecários em instituições, fazendo comparações estatísticas. Constata que há a necessidade de uma maior divulgação e estudo sobre a técnica para que os profissionais da informação tirem melhor proveito dela. http://sol.ccsa.ufrn.br/ccsa/areas/biblio/biblioteconomia/
Publicado
2006-09-04
Seção
New Section Title Here