SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA GERENCIAMENTO DE RISCOS CORPORATIVOS EM CONTROLADORIA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

  • Eduardo Vieira do Prado Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGA da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba)
  • Valeria Rueda Elias Spers Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGA da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba)
  • Clovis Luis Padoveze Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGA da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba)
  • Andre Luis Bertassi Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis/DECAC da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Luiz Gustavo Camarano Nazareth Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis/DECAC da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
Palavras-chave: Gerenciamento de Riscos, Controladoria, Sistemas de Informação, Bibliometria.

Resumo

Nos últimos anos, as organizações vêm sendo demandadas a implantar boas práticas de Governança Corporativa por meio de princípios como: transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa. Dentre as boas práticas de Governança Corporativa destaca-se o Gerenciamento de Riscos Corporativos (GR), as quais visam planejar e desenvolver estratégias para minimização das exposições que cercam as organizações e consequentemente uma melhor preparação para aproveitamento das oportunidades existentes.

Biografia do Autor

Eduardo Vieira do Prado, Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGA da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba)
Mestre em Administração Profissional (stricto-sensu) pelo Programa de Pós Graduação em Administração da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) (2014). Doutorando em Administração na UNIMEP.
Valeria Rueda Elias Spers, Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGA da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba)
Valeria Rueda Elias Spers concluiu o doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2004. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da FGN/UNIMEP. Docente do Doutorado em Administração. Atua na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional, Responsabilidade Social, Terceiro Setor e Governança Corporativa.
Clovis Luis Padoveze, Programa de Pós-Graduação em Administração/PPGA da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba)
Mestrado em Ciências Contábeis pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1998) . Professor de Ensino Superior Permanente PPGA da Universidade Metodista de Piracicaba.
Andre Luis Bertassi, Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis/DECAC da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
Mestre em Administração pelo UNISAL-Americana-SP. Doutorando em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP.
Luiz Gustavo Camarano Nazareth, Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis/DECAC da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2008). Doutorando em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP.
Publicado
2017-06-30
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles