PERCEPÇÕES DE ALINHAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA

  • Eric de Paula Ferreira Faculdade Fead
  • Fabricio Ziviani Universidade FUMEC
  • Fernando Silva Parreiras Universidade FUMEC
Palavras-chave: Alinhamento Estratégico. Planejamento Estratégico de TI. Tecnologia da Informação.

Resumo

São numerosos os benefícios que a tecnologia da informação traz para o desenvolvimento das organizações, auxiliando-as nas operações cotidianas ou na tomada de decisão estratégica. Como isso, a necessidade da TI (Tecnologia da Informação) estar alinhada com os negócios, tornou-se de grande importância para as organizações. Modelos de alinhamento estratégico foram propostos na literatura a fim de medir e facilitar esse processo, cada um com seus pontos fortes e fracos, dentre eles estão os modelos de Luftman, de Teo e King, e de Kearns e Sabherwal. O presente trabalho tem como objetivo responder qual a influência que o conhecimento do executivo de TI sobre o negócio, e o conhecimento do executivo de negócios sobre a TI exercem sobre o modelo de maturidade de Luftman. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, com utilização de um questionário estruturado (survey) como instrumento de coleta de dados. A técnica de modelagem de equações estruturais foi utilizada para testar as hipóteses de que as duas variáveis vindas dos modelos de Teo e King, e Kearns e Sabherwal exercem uma influência positiva sobre o modelo de maturidade de Luftman. Foi identificada uma influência significativa e positiva da participação da gerência de TI no planejamento de negócios, e uma influência significativa e positiva da Participação da Gerência de Negócio no Planejamento de TI. Com isso se constatou da importância conhecimento mútuo entre as áreas e que a cooperação dessas duas variáveis fortalece o modelo de Lufman.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eric de Paula Ferreira, Faculdade Fead
Mestre em Sistemas de informação e gestão do conhecimento pela Universidade Fumec
Fabricio Ziviani, Universidade FUMEC
Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (2005) e graduado em Administração. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.
Fernando Silva Parreiras, Universidade FUMEC
Doutor em Ciência da computação pela Universität Koblenz-Landau, Alemanha
Publicado
2017-12-22
Como Citar
Ferreira, E. de P., Ziviani, F., & Parreiras, F. S. (2017). PERCEPÇÕES DE ALINHAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 7(2), 70-97. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/28005
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles