INOVAÇÃO, COMPETITIVIDADE E INFORMAÇÃO: BREVES REFLEXÕES

Autores

  • Wánderson Cássio Oliveira Araújo Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0003-3572-0094
  • Edna Lúcia da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gregório Jean Varvakis Rados Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n2

Palavras-chave:

Inovação, Competitividade, Informação.

Resumo

A inovação é fator crucial para a manutenção da competitividade das organizações e nações e a informação tem papel fundamental para que esse processo ocorra. A pesquisa tem por objetivo analisar a abordagem dos autores sobre a relação entre a inovação, a competitividade e a informação. Como referencial teórico apresenta aspectos importantes do processo de inovação com a finalidade de registrar definições aceitas na literatura, caracterizar tipos de inovação, mostrar o ranking internacional de inovação, destacando países e a relação existente entre inovação e competitividade. Mostra o panorama da inovação no Brasil e a importância da informação para que os processos de inovação possam ser efetivados. Realiza busca e levantamento na base Scopus utilizando o termo innovation em conjunto com os termos information e competitiveness para recuperação de itens que atendam ao objetivo da pesquisa. A análise dos resultados sugere que um número reduzido de trabalhos apresentam os termos relacionados de forma explícita. Considera a inovação como uma característica inerente à manutenção da competitividade, seja em organizações ou nações e sugere a informação como insumo para que a atividade inovadora ocorra de forma sustentável e efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wánderson Cássio Oliveira Araújo, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bibliotecário na Universidade Federal do Ceará.

Edna Lúcia da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Gregório Jean Varvakis Rados, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Manufacturing Engineering pela Loughborough University of Technology. Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

22-12-2017

Como Citar

Oliveira Araújo, W. C., Silva, E. L. da, & Rados, G. J. V. (2017). INOVAÇÃO, COMPETITIVIDADE E INFORMAÇÃO: BREVES REFLEXÕES. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(2), 98–121. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n2

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles