O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ECONOMIA COLABORATIVA E GERAÇÃO DE MODELOS DE NEGÓCIOS INOVADORES

Autores

  • Mateus Oliveira Kalil Universidade Salvador UNIFACS
  • Sérgio Paulo Maravilhas-Lopes Universidade de Salvador

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n3

Palavras-chave:

Acesso à informação. Economia colaborativa. Economia compartilhada. Modelo de negócio. Partilha da informação

Resumo

O comportamento das pessoas nas mídias sociais é cada vez mais fiel ao seu comportamento na vida real. Com isso, a credibilidade do compartilhamento da informação nas mídias sociais cresceu e ganhou força no mercado, o que de forma natural, proporciona novos modelos de negócio. Empresas como Amazon, Uber, Airbnb, Facebook com valores bilionários no mercado de ações refletem tal força desse negócio. A potência do pensamento sustentável, juntamente com a força da Internet, permite maneiras de realizar transações de produtos, de serviços e de experiências que alimentam de formas distintas um mercado baseado em compartilhamentos. É um mercado com força inovadora e presente em nosso dia a dia, porém, desconhecido ainda para uma boa parte da população. Portanto, este artigo revisou alguns artigos e livros que descrevem o comportamento de pessoas e de empresas a respeito do ato de compartilhar e mover a economia com essa atitude. O objetivo do artigo é conceituar a economia colaborativa e mostrar como funcionam as modalidades desse tipo de negócio. Nota-se que existem ainda desafios para uma maior solidez da economia colaborativa, porém há indícios que existem cada vez mais estímulos de como o acesso à informação pode potencializar esse modelo inovador de fazer negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Oliveira Kalil, Universidade Salvador UNIFACS

Mestre em Administração pela Universidade Salvador, Brasil.

Sérgio Paulo Maravilhas-Lopes, Universidade de Salvador

Doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto, Portugal. Professor do mestrado da Universidade Salvador, Brasil.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

Kalil, M. O., & Maravilhas-Lopes, S. P. (2018). O COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ECONOMIA COLABORATIVA E GERAÇÃO DE MODELOS DE NEGÓCIOS INOVADORES. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(3), 110–126. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n3

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles