DESENVOLVIMENTO DE UM FRAMEWORK PARA AVALIAÇÃO DE FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE PARQUES CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS

  • André Luís Sena Nascimento
  • Ana Roberta Sousa Mota Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Parque científico e tecnológico, Fatores críticos de sucesso, Framework.

Resumo

Os parques científicos e tecnológicos (PCT) representam um ambiente de cooperação e integração que estimula a transferência de conhecimento e tecnologia entre seus stakeholders, por meio de atividades de pesquisa e inovação. Portanto, um parque científico e tecnológico deve criar mecanismos de incentivo à colaboração e à inovação, no sentido de estimular a competitividade dos stakeholders que coabitam naquele espaço. Metodologias e ferramentas devem estar disponíveis aos gestores de parques para atingir esse objetivo. Recorrendo-se à literatura, identificou-se uma lacuna referente à falta de tais mecanismos para auxiliar os processos de identificação e avaliação dos fatores críticos de sucesso (FCS) de PCT. Dessa maneira, este artigo detalha como ocorreu o desenvolvimento de tal ferramenta (framework) e a propõe como um mecanismo de auxílio à gestão de PCT. Portanto, por meio da utilização do framework proposto, gestores de parques podem entender como tornar o ecossistema de um parque científico e tecnológico mais competitivo.

Biografia do Autor

André Luís Sena Nascimento
Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com foco em Estratégia Organizacional, Pós-graduado em Engenharia de Softwares pela Universidade Federal da Minas Gerais. Graduado em Engenharia de Controle e Automação (PUC-MG), atua como consultor em Tecnologia da Informação, como engenheiro de testes de sistemas na AGAP2 em empresas na Bélgica e em Portugal, desde 2016.
Ana Roberta Sousa Mota, Universidade Federal da Paraíba
Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto - Portugal. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em: Gestão Empresarial e de Pessoas (Universidade Potiguar) e em Gestão de Unidades de Informação (UFPB). Bacharel em Biblioteconomia (UFPB), atua como bibliotecária na Universidade Federal da Paraíba, com ênfase em Gestão, Serviço de Referência e Tecnologias da Informação e Comunicação em Bibliotecas Universitárias.
Publicado
2019-08-30
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles