DESENVOLVIMENTO DE UM FRAMEWORK PARA AVALIAÇÃO DE FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE PARQUES CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS

Autores

  • André Luís Sena Nascimento
  • Ana Roberta Sousa Mota Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n2

Palavras-chave:

Parque científico e tecnológico, Fatores críticos de sucesso, Framework.

Resumo

Os parques científicos e tecnológicos (PCT) representam um ambiente de cooperação e integração que estimula a transferência de conhecimento e tecnologia entre seus stakeholders, por meio de atividades de pesquisa e inovação. Portanto, um parque científico e tecnológico deve criar mecanismos de incentivo à colaboração e à inovação, no sentido de estimular a competitividade dos stakeholders que coabitam naquele espaço. Metodologias e ferramentas devem estar disponíveis aos gestores de parques para atingir esse objetivo. Recorrendo-se à literatura, identificou-se uma lacuna referente à falta de tais mecanismos para auxiliar os processos de identificação e avaliação dos fatores críticos de sucesso (FCS) de PCT. Dessa maneira, este artigo detalha como ocorreu o desenvolvimento de tal ferramenta (framework) e a propõe como um mecanismo de auxílio à gestão de PCT. Portanto, por meio da utilização do framework proposto, gestores de parques podem entender como tornar o ecossistema de um parque científico e tecnológico mais competitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luís Sena Nascimento

Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com foco em Estratégia Organizacional, Pós-graduado em Engenharia de Softwares pela Universidade Federal da Minas Gerais. Graduado em Engenharia de Controle e Automação (PUC-MG), atua como consultor em Tecnologia da Informação, como engenheiro de testes de sistemas na AGAP2 em empresas na Bélgica e em Portugal, desde 2016.

Ana Roberta Sousa Mota, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto - Portugal. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em: Gestão Empresarial e de Pessoas (Universidade Potiguar) e em Gestão de Unidades de Informação (UFPB). Bacharel em Biblioteconomia (UFPB), atua como bibliotecária na Universidade Federal da Paraíba, com ênfase em Gestão, Serviço de Referência e Tecnologias da Informação e Comunicação em Bibliotecas Universitárias.

Downloads

Publicado

30-08-2019

Como Citar

Nascimento, A. L. S., & Mota, A. R. S. (2019). DESENVOLVIMENTO DE UM FRAMEWORK PARA AVALIAÇÃO DE FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE PARQUES CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(2), 128–152. https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n2

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles