MAPEAMENTO DOS PESQUISADORES QUE PUBLICARAM NO GRUPO DE TRABALHO - 4 DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO POR MEIO DA CIENTOMETRIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA

  • Bruno Henrique Alves Universidade Federal Fluminense - Instituto de Arte e Comunicação Social - UFF - IACS.
Palavras-chave: Gestão da Informação e do Conhecimento, Análise de Redes Sociais, Sociologia de Pierre Bourdieu.

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender os mecanismos implícitos à geração do conhecimento científico dos pesquisadores, os trabalhos publicados, a rede de colaboração científica que se forma a partir das relações sociais e a posição social que ocupam no Campo da Ciência da Informação. De forma mais específica, pretende: identificar a Elite de Pesquisa que publicou no Grupo de Trabalho - GT - 4 - Gestão da Informação e do Conhecimento da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB); compreender os mecanismos construídos para organizar a rede de colaboração científica; fundamentar a Análise de Redes Sociais a partir da Sociologia de Pierre Bourdieu. Como procedimento de pesquisa, realizou-se um levantamento dos dados a partir de súmula constituída pelos trabalhos apresentados de 2013 a 2017 no Grupo de Trabalho - GT - 4 - Gestão da Informação e do Conhecimento. Para a construção da rede de colaboração científica entre os pesquisadores e seus coautores nos trabalhos, utilizou-se a Análise de Rede Social. Para o desenvolvimento da última etapa desta pesquisa, utilizou-se alguns conceitos apresentados pela Sociologia de Pierre Bourdieu. Como resultados finais, a rede de colaboração científica mostra que, em geral, há coerência entre eles e a posição que ocupam na estrutura social. Como considerações finais, tem-se como hipótese que os pesquisadores possuem uma preocupação específica com a necessidade de reflexão sobre os procedimentos metodológicos utilizados para compreender os diferentes objetos de estudo, por exemplo, o comportamento de uma determinada instituição no que se refere a produção de conhecimento.

Biografia do Autor

Bruno Henrique Alves, Universidade Federal Fluminense - Instituto de Arte e Comunicação Social - UFF - IACS.
Docente do Departamento de Ciência da Informação (GCI) da Universidade Federal Fluminense (UFF), nos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP-Marília. Trabalha, principalmente, nos seguintes temas: Estudos Métricos da Informação, Bibliometria, Cientometria, Colaboração Científica, Coautoria, Sociologia da Ciência, Sociologia de Pierre Bourdieu e Gestão da Informação e de Bibliotecas.
Publicado
2019-08-30
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles