PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.49142Resumo
Este estudo tem o propósito de identificar as práticas de Gestão do Conhecimento utilizadas em Unidades de Conservação que estão sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. É uma pesquisa do tipo descritiva e de abordagem qualitativa em que os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que nas Unidades de Conservação utilizam-se as práticas de Gestão do Conhecimento: mentoring, gestão por competências, melhores práticas e educação corporativa, que estão associadas à Gestão de Recursos Humanos e em maior parte o conhecimento criado e compartilhado, nesses casos, é tácito, pois é compartilhado face a face. Sob a perspectiva das Tecnologias da Informação e Comunicação, as Unidades de Conservação utilizam a Gestão Eletrônica de Documentos, em que o conhecimento é explicitado em procedimentos e documentos. A utilização dessas práticas nas Unidades de Conservação amplia a capacidade de criação de valor e prestação de serviços públicos de qualidade aos cidadãos, bem como torna as atividades organizacionais mais eficazes, uma vez que o conhecimento é integrado, desenvolvido e aplicado.
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