CONFLITO TRABALHO-FAMÍLIA: PESQUISAS CIENTÍFICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS SOBRE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.54773

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como se caracterizam as pesquisas que tratam do conflito trabalho-família relacionadas aos docentes de nível superior em periódicos nacionais e internacionais. A pesquisa classifica-se como descritiva e qualitativa, tendo como procedimento técnico a revisão sistemática, com uma amostra final de 20 artigos sobre o Work-Family Conflict (WFC). A análise se deu através de quatro polos: no polo epistemológico, os resultados demonstram que quanto  aos objetivos, destacam-se os compreensivos (30%) e avaliativos (30%); no polo teórico, foram verificadas as abordagens teóricas de Greenhaus e Beutell (1985)  com 55% e as temáticas que destacaram-se foram a maternidade (30%) e percepção entre gênero (20%); no polo metodológico, predominaram as pesquisas fenomenológicas hermenêuticas (35%) e positivistas (30%); no polo técnico, prevaleceram as pesquisas qualitativas (55%), tendo como estratégias utilizadas o estudo de caso (50%) e como técnica de coleta de dados a entrevista (45%). Destacaram-se nas discussões, as mulheres como as mais vulneráveis sobre o conflito WFC pela tríplice jornada (trabalho-família-estudo), evidenciando a falta de apoio institucional, as pressões das universidades de pesquisa para atender aos rankings, ressaltando-se ainda as lacunas apresentadas nos estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Luiz Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

Italo Carlos Soares do Nascimento Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professor da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Brasil. 

Geison Calyo Varela de Melo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professor Substituto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

Downloads

Publicado

03-05-2021

Como Citar

Silva, S. L., Nascimento, I. C. S. do N., & Melo, G. C. V. de. (2021). CONFLITO TRABALHO-FAMÍLIA: PESQUISAS CIENTÍFICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS SOBRE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(1), 118–143. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.54773

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles