CONFLITO TRABALHO-FAMÍLIA: PESQUISAS CIENTÍFICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS SOBRE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.54773Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar como se caracterizam as pesquisas que tratam do conflito trabalho-família relacionadas aos docentes de nível superior em periódicos nacionais e internacionais. A pesquisa classifica-se como descritiva e qualitativa, tendo como procedimento técnico a revisão sistemática, com uma amostra final de 20 artigos sobre o Work-Family Conflict (WFC). A análise se deu através de quatro polos: no polo epistemológico, os resultados demonstram que quanto aos objetivos, destacam-se os compreensivos (30%) e avaliativos (30%); no polo teórico, foram verificadas as abordagens teóricas de Greenhaus e Beutell (1985) com 55% e as temáticas que destacaram-se foram a maternidade (30%) e percepção entre gênero (20%); no polo metodológico, predominaram as pesquisas fenomenológicas hermenêuticas (35%) e positivistas (30%); no polo técnico, prevaleceram as pesquisas qualitativas (55%), tendo como estratégias utilizadas o estudo de caso (50%) e como técnica de coleta de dados a entrevista (45%). Destacaram-se nas discussões, as mulheres como as mais vulneráveis sobre o conflito WFC pela tríplice jornada (trabalho-família-estudo), evidenciando a falta de apoio institucional, as pressões das universidades de pesquisa para atender aos rankings, ressaltando-se ainda as lacunas apresentadas nos estudos.