MODELOS DE GESTÃO E A MEMÓRIA ORGANIZACIONAL NA INDÚSTRIA CERVEJEIRA ARTESANAL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Leonardo Jacques Centro Universitário Leonardo da Vinci
  • Dusan Schreiber Universidade Feevale
  • Moema Pereira Nunes Universidade Feevale
  • Vanessa Theis Universidade Feevale https://orcid.org/0000-0002-5100-7574

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.55133

Resumo

Este artigo objetiva analisar o modelo de gestão e as evidências de memória organizacional em cervejarias pertencentes à Rota das Cervejarias Artesanais no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva, adotando-se como procedimentos o estudo de casos múltiplos. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevistas narrativas com profissionais de empresas produtoras de cerveja artesanal, como mestres cervejeiros e sommeliers. A pesquisa foi complementada com a observação não participante in loco e a pesquisa documental. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, no sentido de evidenciar como ocorre a Gestão e as particularidades referentes à memória organizacional das referidas empresas. Como principais resultados, destaca-se que em termos de gestão, o padrão mais observado é aquele em que a sociedade é composta pelos membros de família ou por indivíduos de elevado grau de afetividade e confiança mútua. Ademais, foram identificadas evidências de memória organizacional, representando não só o início da história das cervejarias, mas servindo, também, como referência para manutenção dos valores do presente e para projeção de estratégias futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Jacques, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Mestre em Indústria Criativa pela Universidade Feevale, Brasil. Professor do Centro Universitário Leonardo da Vinci, Brasil.

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor da Universidade Feevale, Brasil.

Moema Pereira Nunes, Universidade Feevale

Doutora em Administração pela Unisinos, Brasil. Professora da Universidade Feevale, Brasil.

Vanessa Theis, Universidade Feevale

Doutora em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale, Brasil. Professora da Universidade Feevale, Brasil.

Downloads

Publicado

03-05-2021

Como Citar

Jacques, L., Schreiber, D., Nunes, M. P., & Theis, V. (2021). MODELOS DE GESTÃO E A MEMÓRIA ORGANIZACIONAL NA INDÚSTRIA CERVEJEIRA ARTESANAL DO RIO GRANDE DO SUL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(1), 65–80. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.55133

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles