CONSTRUÇÃO DE IMAGEM INSTITUCIONAL NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: O GABINETE DE ESTUDOS DA INFORMAÇÃO E DO IMAGINÁRIO (GEDII) NO FACEBOOK
GEDII ON FACEBOOK
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.55812Resumo
O presente artigo objetiva realizar um diagnóstico do uso do Facebook pelo grupo de pesquisa Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, de forma a analisar as interações estabelecidas com os seguidores da página. Para fins de registro histórico, objetivou-se, ainda, resgatar as imagens postadas e criar um banco de dados. Como metodologia optou-se pela netnografia, que se apresentou como um método de pesquisa qualitativa que permitiu identificar a intencionalidade dos sujeitos dentro das redes sociais. Como resultados, obteve-se que as postagens do perfil se concentram em quatro tipologias: Encontros Científicos, Convites, Notícias e Encontros Sociais. A análise dos resultados apontou como mais significativa a categoria Encontros Científicos, que compreende as postagens com registros de eventos, aulas, palestras e transmissões ao vivo. É possível inferir, portanto, que a página do GEDII no Facebook constitui-se como um perfil voltado ao registro das atividades do grupo de pesquisa, em sua grande maioria, no que diz respeito ao próprio fazer científico dos pesquisadores membros do grupo. Conclui-se que o perfil tem duas grandes contribuições: registrar as atividades do grupo de pesquisa GEDII a fim de configurar um registro histórico das ações desenvolvidas e atuar como veículo de disseminação de informação científica, tornando pública a produção do grupo. Outro elemento que merece ser destacado são os potenciais não explorados ainda tanto pelo grupo quanto pelo perfil que é o seu avatar no ciberespaço.