CONSTRUÇÃO DE IMAGEM INSTITUCIONAL NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: O GABINETE DE ESTUDOS DA INFORMAÇÃO E DO IMAGINÁRIO (GEDII) NO FACEBOOK

GEDII ON FACEBOOK

Autores

  • Jéssica Patrícia Silva de Sá Universidade Federal de Minas Gerais
  • Claudio Paixão Anastácio de Paula Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Miranda Fuzikawa Anastácio Colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.55812

Resumo

O presente artigo objetiva realizar um diagnóstico do uso do Facebook pelo grupo de pesquisa Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, de forma a analisar as interações estabelecidas com os seguidores da página. Para fins de registro histórico, objetivou-se, ainda, resgatar as imagens postadas e criar um banco de dados. Como metodologia optou-se pela netnografia, que se apresentou como um método de pesquisa qualitativa que permitiu identificar a intencionalidade dos sujeitos dentro das redes sociais. Como resultados, obteve-se que as postagens do perfil se concentram em quatro tipologias: Encontros Científicos, Convites, Notícias e Encontros Sociais. A análise dos resultados apontou como mais significativa a categoria Encontros Científicos, que compreende as postagens com registros de eventos, aulas, palestras e transmissões ao vivo. É possível inferir, portanto, que a página do GEDII no Facebook constitui-se como um perfil voltado ao registro das atividades do grupo de pesquisa, em sua grande maioria, no que diz respeito ao próprio fazer científico dos pesquisadores membros do grupo. Conclui-se que o perfil tem duas grandes contribuições: registrar as atividades do grupo de pesquisa GEDII a fim de configurar um registro histórico das ações desenvolvidas e atuar como veículo de disseminação de informação científica, tornando pública a produção do grupo. Outro elemento que merece ser destacado são os potenciais não explorados ainda tanto pelo grupo quanto pelo perfil que é o seu avatar no ciberespaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Patrícia Silva de Sá, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. 

Claudio Paixão Anastácio de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Miranda Fuzikawa Anastácio, Colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte

Pesquisadora Júnior do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio junto ao Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

03-05-2021

Como Citar

Sá, J. P. S. de, Paula, C. P. A. de ., Araújo, E. P. de O., & Anastácio, M. F. (2021). CONSTRUÇÃO DE IMAGEM INSTITUCIONAL NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: O GABINETE DE ESTUDOS DA INFORMAÇÃO E DO IMAGINÁRIO (GEDII) NO FACEBOOK: GEDII ON FACEBOOK. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(1), 144–169. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.55812

Edição

Seção

Relatos de Experiência | Experience Articles