ANÁLISE DO RELACIONAMENTO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO ESTRUTURADA NA IMPLANTAÇÃO DE MÉTODOS ÁGEIS EM EMPRESA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Autores

  • Diego Marconi Candal Universidade Nove de Julho
  • Marcos Antonio Gaspar
  • Ivanir Costa Universidade Nove de Julho
  • Vinicius Rodrigues Pereira dos Santos Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11nEspecial.57313

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a importância da Gestão do Conhecimento estruturada, na Implantação de Métodos Ágeis em empresas de desenvolvimento de software. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, utilizando-se de revisão sistemática da literatura, aliada à análise documental em fontes especializadas em Métodos Ágeis e Gestão do Conhecimento. Como resultado imediato da revisão executada, verificou-se a existência de somente doze artigos que relacionam Gestão do Conhecimento quando se passa a utilizar Métodos Ágeis nas organizações. Após o devido mapeamento dos estudos encontrados, foram analisados os dois Métodos Ágeis mais utilizados na atualidade (Scrum e Kanban), bem como levantados os requisitos necessários para a implantação destes nas empresas de desenvolvimento de software. Os resultados apontam as peculiaridades existentes em cada método estudado em relação à Gestão do Conhecimento, bem como a importância de se considerar a Gestão do Conhecimento estruturada durante as etapas ou ciclos de desenvolvimento dos Métodos Ágeis analisados. Isto porque a implantação de métodos ágeis suportada por um processo de gestão de conhecimentos estruturado pode trazer benefícios para a empresa, tais como melhoria no processo de desenvolvimento de software, eliminação de desperdício, além de imprimir a mentalidade voltada aos diferenciais de mercado, com foco no que agrega valor ao cliente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Marconi Candal, Universidade Nove de Julho

Mestrando em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, Brasil. Diretor da DMC Tecnologia, Computação e Inovação, Brasil.

Marcos Antonio Gaspar

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Nove de Julho, Brasil.

Ivanir Costa, Universidade Nove de Julho

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Nove de Julho, Brasil.

Vinicius Rodrigues Pereira dos Santos, Universidade Nove de Julho

Mestrando em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, Brasil. Analista da Concremat Engenharia e Tecnologia, Brasil.

Downloads

Publicado

30-03-2021

Como Citar

Candal, D. M., Gaspar, M. A., Costa, I., & Santos, V. R. P. dos. (2021). ANÁLISE DO RELACIONAMENTO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO ESTRUTURADA NA IMPLANTAÇÃO DE MÉTODOS ÁGEIS EM EMPRESA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(Especial), 146–163. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11nEspecial.57313

Edição

Seção

Número Especial: Transformação Digital e Gestão do Conhecimento