Balanced scorecard e gestão do conhecimento em micro e pequenas empresas

Autores

  • Rayane Farias dos Santos Universidade de Brasília
  • Antônio André Cunha Callado Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar a existência de significância na relação entre os fatores críticos de sucesso da Gestão do Conhecimento e os níveis de utilização do Balanced Scorecard. Na operacionalização é aplicada a técnica Survey e utilizadas como variáveis os 11 fatores críticos de sucesso de autoria de Wong e Aspinwall e os 5 níveis de uso do Balanced Scorecard de Soderberg. As técnicas estatísticas utilizadas são a análise descritiva e o teste de Kruskal-Wallis, ao nível de significância de 95% (p= 0,05). Os resultados indicam a existência de significância entre as variáveis, demonstrando que a gestão do conhecimento pode vir a complementar a ferramenta Balanced Scorecard no auxílio da tomada de decisão e contribuir com a possibilidade do uso dos fatores críticos de sucesso na elaboração de modelos de aplicação da ferramenta e estruturação de suas quatro perspectivas voltadas as Micro e Pequenas Empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayane Farias dos Santos, Universidade de Brasília

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Antônio André Cunha Callado, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Santos, R. F. dos, & Callado, A. A. C. (2022). Balanced scorecard e gestão do conhecimento em micro e pequenas empresas . Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(3), 209–238. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/59643

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles