Gestão do Conhecimento: análise de modelos de maturidade de 2000 a 2017

Autores

  • Fabio Corrêa Universidade FUMEC http://orcid.org/0000-0002-2346-0187
  • Cláudio Paixão Anastácio de Paula Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Dárlinton Barbosa Feres Carvalho Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Vinícius Figueiredo de Faria Universidade FUMEC
  • Leandro Cearenço Lima Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12nespecial.62042

Resumo

A Gestão do Conhecimento é um campo vasto em pesquisas e aplicações práticas em diversas organizações. Para aferir o amadurecimento do estágio organizacional de sua implementação faz-se uso de modelos de maturidade, mas essas estruturas apresentam deficiências que dificultam sua aplicação. Nesse ínterim, esta pesquisa tem por objetivo analisar a presença de aspectos imprescindíveis para aplicação de modelos de maturidade em Gestão do Conhecimento, a saber: dimensões, instrumento, níveis e método de análise. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva que busca promover aprofundamento nesta temática por meio da análise de modelos de maturidade versus aspectos imperativos para sua aplicação, fazendo uso da descrição para exprimir os achados por meio do exame dessas estruturas. Para esse feito foi adotada a Análise de Conteúdo como técnica para exame dos modelos, visando identificar a presença dos aspectos supracitados, e a quantificação para expressar, de forma gráfica, alguns desses aspectos. A monta de 32 modelos de maturidade, circunscritos no intervalo de 2000 a 2017, foram analisados e conclui-se que: 1) os modelos analisados são incompletos em seus aspectos basilares; 2) nenhuma estrutura permite sua replicação por outrem sem a possibilidade de incoerências nos resultados; 3) não há uma harmonia entre os níveis e dimensões a serem adotados. Embora os estudos apresentem lacunas que não permitam aplicar os instrumentos integralmente, em conjunto esses municiam a proposição de um modelo de maturidade aplicável, de fato, às organizações. Há, portanto, oportunidade de desenvolvimento de novas estruturas que contemplem os elementos supracitados, sendo essa uma sugestão de pesquisa futura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Corrêa, Universidade FUMEC

Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação e Graduação em Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

Cláudio Paixão Anastácio de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil. Professor da Universidade Federal de São João del-Rei, Brasil.

Vinícius Figueiredo de Faria, Universidade FUMEC

Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil.

Leandro Cearenço Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professor da Universidade FUMEC, Brasil.

Downloads

Publicado

21-03-2022

Como Citar

Corrêa, F., Paixão Anastácio de Paula, C. ., Barbosa Feres Carvalho, D., Figueiredo de Faria, V., & Cearenço Lima, L. (2022). Gestão do Conhecimento: análise de modelos de maturidade de 2000 a 2017. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(especial), 105–121. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12nespecial.62042

Edição

Seção

Número Especial: Colaboração, Transformação e Inovação