Gestão do conhecimento e saberes tradicionais: uma proposta de inovação para organizações indígenas baseada no modelo de Choo

Autores

Resumo

A competitividade tem exigido das organizações a busca por melhor qualidade no desenvolvimento de estratégias de gestão a fim de inovar, tornar o ambiente organizacional mais criativo e fomentar uma cultura de inovação voltada a propor novos serviços e produtos que atendam a exigência da demanda de mercado. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de inovação organizacional baseada no modelo de Chun Wei Choo (2003), denominada de Núcleos de Criatividade Colaborativa (NCC), direcionada à implementação em organizações indígenas, com a proposta de fomentar a cultura criativa a partir dos conhecimentos oriundos dos saberes tradicionais desses povos. Foi tratado um estudo baseado em uma revisão bibliográfica, tendo como enfoque o escopo teórico da pesquisa em três eixos: a Gestão do Conhecimento, a Inovação e os saberes tradicionais provindos das organizações indígenas no Brasil. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas seguintes bases de dados: Eprints in Library and Information Science (E-LIS), Base de Dados Referencial de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci) e na Scientific Electronic Library Online (SciELO Brasil). Conclui que os NCC se constituem como um tipo de ferramenta de gestão, baseado no modelo de Choo (2003), que busca fomentar a cultura criativa e de inovação com base na gestão dos fluxos de informação e de conhecimento no âmbito organizacional, tendo como escopo de aplicação as organizações não convencionais, como as empresas oriundas das comunidades indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Leonardo de Souza Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Bibliotecário-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Brasil.

Juliana Cardoso dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Professora Colaboradora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina, Brasil. 

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

Fonseca, D. L. de S., & Santos, J. C. dos. (2023). Gestão do conhecimento e saberes tradicionais: uma proposta de inovação para organizações indígenas baseada no modelo de Choo . Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(1), 37–56. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/62740

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles