Aplicação de estratégias de gestão do conhecimento em grupos de pesquisa: a experiência do INFOCOM/UFRGS

Autores

  • Luis Fernando Herbert Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jussara Borges Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a aplicação de estratégias de gestão do conhecimento em grupos de pesquisa, a partir da experiência do grupo de Pesquisa em Comportamento e Competências Infocomunicacionais (InfoCom). No referencial teórico, apresenta a gestão do conhecimento e algumas de suas principais técnicas. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo que, por meio de um estudo de caso operado através de pesquisa documental e observação participante, relata as ações de gestão do conhecimento empregadas nas atividades do grupo. Foi constatado que o uso da gestão do conhecimento pelo InfoCom, além de padronizar processos, promover a inovação e facilitar a colaboração, possui o potencial de incentivar o sentimento de pertencimento e a valorização dos sujeitos envolvidos. Conclui-se que a gestão do conhecimento é uma estratégia eficaz para dinamizar grupos de pesquisa, pois propicia interações que resultam em documentação administrativa (memória organizacional) e produção intelectual do grupo, além de incentivar uma cultura de compartilhamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Herbert Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Massoni, L. F. H., & Borges, J. (2022). Aplicação de estratégias de gestão do conhecimento em grupos de pesquisa: a experiência do INFOCOM/UFRGS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(3), 239–252. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/63359

Edição

Seção

Relatos de Experiência | Experience Articles