Guia de gestão da informação para empresas juniores: estudo de caso no centro tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

Resumo

O artigo objetiva apresentar características da gestão da informação em empresas juniores, que são associações civis sem fins lucrativos, geridas exclusivamente por estudantes de graduação e vinculadas à uma Instituição de Ensino Superior. Geralmente, suas equipes não ultrapassam 30 membros e a permanência média é de 18 meses, havendo uma rotatividade que prejudica o uso da informação para a compreensão do ambiente, para a construção de novos conhecimentos e a tomada de decisões. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários, entrevistas com diretores, análise documental e observação assistemática, e analisados a partir da análise temática. Observou-se que as participantes não possuem uma gestão da informação estruturada, mas há iniciativas que auxiliam a obtenção, armazenamento, desenvolvimento de produtos, disseminação e descarte de informações. Além disso, alguns fatores referentes à gestão em geral mostraram-se relevantes para uma adequada gestão da informação, são o caso da cogestão, da cultura organizacional e dos relacionamentos estabelecidos pela empresa júnior. Foi construído um guia baseado nas práticas bem-sucedidas das empresas pesquisadas e nos modelos de gestão da informação difundidos na literatura científica da área. O material contribui para o planejamento e a execução de processos internos e consultorias, visto o papel da informação no ambiente de negócios. Consequentemente, beneficia a rede da qual a empresa faz parte e impacta positivamente no desenvolvimento de todo o seu ecossistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariene Alves do Vale, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Ana Clara Cândido, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Avaliação de Tecnologia pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Antônio Rodrigues de Andrade, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

Vale, M. A. do, Cândido, A. C., & Andrade, A. R. de. (2023). Guia de gestão da informação para empresas juniores: estudo de caso no centro tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 13(1), 21–36. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/63508

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles