Inovação em bibliotecas no cenário internacional: foco na Agenda 2030

Autores

  • Merabe Carvalho Ferreira da Gama Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Thais Batista Zaninelli Universidade Estadual de Londrina

Resumo

A International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) convocou as bibliotecas do mundo para mostrarem o seu potencial como colaboradoras para o desenvolvimento sustentável. Assim, bibliotecas em diferentes países têm inovado para oferecer serviços de informação inclusivos e sustentáveis, com foco na Agenda 2030. Este trabalho objetiva: Identificar esses serviços, por meio da literatura de Ciência da Informação nas bases de dados internacionais Scopus e Web of Science. A pesquisa é bibliográfica e utilizou como análise de dados, a Análise de conteúdo do tipo categorial, gerando quatro categorias, referentes aos objetivos das publicações encontradas. Foram selecionados 23 artigos que atenderam ao propósito desta revisão. Observou-se que: (i) os anos de 2018 e 2020 foram os mais produtivos, (ii) há publicações em 12 países; e (iii) a maioria das comunicações são sobre bibliotecas públicas. Há diversos serviços de informação sendo desenvolvidos nesses ambientes, como: ministração de cursos, oficinas, palestras, workshops, programas de incentivo à leitura, projetos voltados para o mercado de trabalho, dentre outros. Ao mapear os serviços de informação inovadores no contexto das bibliotecas no que tange os objetivos da Agenda ajuda no processo de entender o real papel das bibliotecas nesse cenário, bem como colabora com os bibliotecários no que se refere a troca de experiências e ideias de serviços que geram valor para a comunidade. A partir da análise dos dados é possível inferir que as bibliotecas estão buscando inovar ao oferecer serviços de informação inclusivos e sustentáveis, com foco nos ODS propostos pela Agenda 2030.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Merabe Carvalho Ferreira da Gama, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutoranda em Ciência da Informação - Universidade Estadual de Londrina

Thais Batista Zaninelli, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Engenharia Industrial e Gestão pela Universidade do Porto, Portugal. Professora da Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Gama, M. C. F. da, & Zaninelli, T. B. (2022). Inovação em bibliotecas no cenário internacional: foco na Agenda 2030. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(3), 266–280. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/65017

Edição

Seção

Memória de Evento Científico-Profissional