Checagem de fake news: uma abordagem por meio de indícios de comunidades virtuais de prática

Autores

Resumo

Discussões sobre fake news e a consequente era da pós-verdade também acontecem em palcos que excedem os limites das universidades e agências de investigação: nas chamadas comunidades de prática e em meios virtuais. As agências de checagem de informação são exemplos de espaços e movimentos que apresentam indícios de efetividade das comunidades de prática. Nessa perspectiva esse trabalho vem vislumbrar conhecer o funcionamento das principais agências de checagem de notícias da informação em rede. Para tanto, buscou conhecer a maneira pela qual acontece a checagem de fatos e informações e como se desenvolvem estratégias de trocas e agenciamentos que alimentam os grupos com práticas compartilhadas e virtuais relacionando suas características aos das comunidades virtuais positivando os indícios de sua existência. A pesquisa, de natureza qualitativa, caracterizou-se como bibliográfica e exploratório-descritiva sob técnica de levantamento nos endereços eletrônicos das agências estudadas, nos períodos de abril e maio de 2022. Resultou no mapeamento das agências de checagem de fake News e suas características e na relação entre elas e as das comunidades de prática. Concluiu-se que essas agências possuem indícios de que suas ações, atividades e reflexões são baseadas em comunidades de práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana de Lucena Lira, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Edcleyton Bruno Fernandes da Silva, Instituto Federal de Alagoas

Doutor em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Bibliotecário do Instituto Federal de Alagoas, Brasil.

 

Marco Antonio Almeida Llarena, Instituto Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professor do Instituto Federal da Paraíba, Brasil.

Rosilene Agapito da Silva Llarena, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora da Universidade Federal de Rondônia, Brasil.

Danielle Harlene da Silva Moreno, Universidade Estadual da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Bibliotecária da Universidade Estadual da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Lira, S. de L., Silva, E. B. F. da, Llarena, M. A. A., Llarena, R. A. da S., & Moreno, D. H. da S. (2022). Checagem de fake news: uma abordagem por meio de indícios de comunidades virtuais de prática. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(3), 314–327. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/65025

Edição

Seção

Memória de Evento Científico-Profissional