ChatGPT e IA generativa: tessituras iniciais sobre a administração e o conhecimento

Autores

Resumo

A evolução da Inteligência Artificial, dos chatbots e, consequentemente, do ChatGPT vêm promovendo debates e reflexões dos mais diversos em distintos campos do conhecimento, desde suas implicações onto-epistemológicas até questões éticas. O presente estudo exploratório tem como objetivo geral mapear as principais características que formam os estudos acerca do ChatGPT no campo da ciência da Administração. Tal objetivo foi desdobrado em três objetivos específicos, sendo o primeiro refletir sobre as principais características que formam, atualmente, os estudos acerca do ChatGPT e a Administração; o segundo filtrar publicações relevantes na área sobre a temática e, por fim, identificar os principais estudos que relacionam o ChatGPT com a ciência da Administração. Para atingi-los, os autores pesquisaram por palavras-chave nas bases de dados Scopus e Web Of Science, em maio de 2023, selecionaram o corpus documental às cegas e, após a seleção de 32 artigos, foi realizada uma análise bibliométrica. A partir das análises, é possível considerar o ChatGPT como uma ferramenta promissora no campo da ciência da Administração uma vez que pode impactar consideravelmente tanto nas formas de gerenciamento como também no modo de se fazer ciência. A natureza emergente do tema evidencia uma demanda latente por um maior entendimento da ferramenta e, consequentemente, pela ampliação de estudos com essa temática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Valente Serra, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Alagoas, Brasil.

Adller Moreira Chaves, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. Professor da Universidade do Estado da Bahia, Brasil.

Sergio Paulo Maravilhas Lopes , Universidade Federal da Bahia

Doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto, Portugal. Professor Visitante da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Maria José Sousa, Instituto Universitário de Lisboa

Doutora em Gestão Industrial, com Agregação em Gestão e Gestão Pública pela Universidade de Aveiro, Portugal. Professora Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

Referências

ADIGUZEL, T.; KAYA, M. H.; CANSU, F. K. Revolutionizing education with AI: Exploring the transformative potential of ChatGPT. Contemporary Educational Technology, v. 15, n. 3, p. ep429, 2023. Disponível em: https://www.cedtech.net/article/revolutionizing-education-with-ai-exploring-the-transformative-potential-of-ChatGPT-13152 Acesso em: 28 mar. 2023.

BENEVENTO, M.; MEIRELLES, F. de S. Prever e melhorar o desempenho dos alunos com o uso combinado de aprendizagem de máquina e GPT. Revista De Gestão e Avaliação Educacional, p. 1–22. https://doi.org/10.5902/2318133874348, 2023.

BURCH, Sally. Sociedade da informação e sociedade do conhecimento. In: AMBROSI, Alain.; PEUGEOT, Valérie.; PIMIENTA, Daniel. (Coord.). Desafios de palavras: enfoques multiculturais sobre as sociedades da informação. Caen: C & F, 2005.

BURGER, B. et al. On the use of AI-based tools like ChatGPT to support management research. European Journal of Innovation Management, v. 26, n. 7, p. 233-241, 2023. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/EJIM-02-2023-0156/full/html Acesso em: 25 mar. 2023.

BUZATO, M. E. K. Inteligência artificial, pós-humanismo e Educação: entre o simulacro e a assemblagem. Dialogia, n. 44, p. 23906, 2023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23906 Acesso em: 25 mar. 2023.

CASTLE, N. What is Semi-Supervised Learning? Oracle AI & Data Science Blog, 2018. Disponível em: https://blogs.oracle.com/ai-and-datascience/post/what-is-semisupervised-learning Acesso em: 22 mai. 2023.

CHATGPT. (2023a, 30 de abril). O que é o ChatGPT? Recuperado de: https://chat.openai.com/c/5774149f-1214-4ef1-9a3f-72c3b74ffc5d

CHATGPT. (2023b, 30 de abril). A Administração é uma ciência? Sendo ciência, qual seu objeto científico? Recuperado de: https://chat.openai.com/c/5774149f-1214-4ef1-9a3f-72c3b74ffc5d

CHATGPT. (2023c, 30 de abril). Como o ChatGPT pode afetar práticas de Administração? Recuperado de: https://chat.openai.com/c/5774149f-1214-4ef1-9a3f-72c3b74ffc5d

CHATGPT. (2023d, 24 de junho). Como o ChatGPT pode auxiliar na construção da gestão do conhecimento? Recuperado de: https://chat.openai.com/share/a461b45b-3c0a-4482-bff1-01ae4fa77fda

CHAVES, A. M.; SANTOS, E. L.; LIMA, G. P. A Administração na Perspectiva de Consultores: Reflexões Epistêmicas e Empíricas. In Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD - EnEO, On-line, XI., Anais[...] ANPAD 2022. Disponível em: http://anpad.com.br/uploads/articles/117/approved/5dd3e474f6e08e3316ce5e3bc36c666e.pdf Acesso em: 22 abr. 2023.

COSTI, G. Aprendizagem Não Supervisionada. Lambda3, 2020. Disponível em: https://lambda3.com.br Acesso em: 22 mar. 2023.

CRIBBEN, I.; ZEINALI, Y. The Benefits and Limitations of ChatGPT in Business Education and Research: A Focus on Management Science, Operations Management and Data Analytics. Operations Management and Data Analytics (March 29, 2023), 2023. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4404276 Acesso em: 25 mar. 2023.

DWIVEDI, Y. K. et al. “So what if ChatGPT wrote it?” Multidisciplinary perspectives on opportunities, challenges and implications of generative conversational AI for research, practice and policy. International Journal of Information Management, v. 71, p. 102642, 2023. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0268401223000233 Acesso em: 15 abr. 2023.

FEINE, J. et al. A taxonomy of social cues for conversational agents. International Journal of Human-Computer Studies, v. 132, p. 138-161, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1071581918305238?casa_token=Jd9oaeTEsP0AAAAA:CUAVzDvavHMQ0_fC8p5pe4uttYeiKOXZkHB7-HU0M-VLAo4lWQLsqyvdBAtGPtgRzyt-DBJNQ7s Acesso em: 12 abr. 2023.

GHOSH, S.; GHOSH, S. Do Users Need Human-like Conversation Agents? Exploring Convencional System Design Using Framework of Human Needs. In: DESIRES 2021 – 2nd International Conference on Design of Experimental Search Information Retrieval Systems, Pages 1-11, Achen, Germany. Anais [...] CEUR Work-shop Proceedungs, 2021.

HUTTER, F.; KOTTHOFF, L.; VANSCHOREN, J. Automated Machine Learning: Methods, Systems, Challenges. The Springer Series on Challenges in Machine Learning, 2019. Disponível em: https://library.oapen.org/handle/20.500.12657/23012 Acesso em: 05 abr. 2023.

IRIGARAY, H. A. R.; STOCKER, F. ChatGPT: um museu de grandes novidades. Cadernos EBAPE. BR, v. 21, n. 1, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/FHBLtCcQndXVLGSZhQqnmWn/ Acesso em: 10 abr. 2023.

JAIN, V. et al. The Prospects and Challenges of ChatGPT on Marketing Research and Practices. The Prospects and Challenges of ChatGPT on Marketing Research and Practices (March 23, 2023), 2023. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4398033 Acesso em: 15 abr. 2023 .

KORZYNSKI, P. et al. Generative artificial intelligence as a new context for management theories: analysis of ChatGPT. Central European Management Journal, 2023. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/CEMJ-02-2023-0091/full/html Acesso em: 05 abr. 2023.

KURZWEIL, R. et al. The age of intelligent machines. Cambridge: MIT press, 1990. Disponível em: https://calculemus.org/lect/si/dlalomzy/mchron.htm Acesso em: 05 abr. 2023.

KUSHWAHA, A.K., KAR, A.K. MarkBot – A Language Model-Driven Chatbot for Interactive Marketing in Post-Modern World. Inf Syst Front (2021). https://doi.org/10.1007/s10796-021-10184-y Acesso em: 05 abr. 2023.

LAUDON, K. C; LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.

LI, M.; MILOJEVIĆ, A.; HANDROOS, H. Robotics in manufacturing—The past and the present. Technical, Economic and Societal Effects of Manufacturing 4.0: Automation, Adaption and Manufacturing in Finland and Beyond, p. 85-95, 2020. Disponível em: https://library.oapen.org/bitstream/handle/20.500.12657/41280/1/2020_Book_TechnicalEconomicAndSocietalEf.pdf#page=107 Acesso em: 28 mar. 2023.

LUCY, L.; BAMMAN, D. Gender and representation bias in GPT-3 generated stories. In: Proceedings of the Third Workshop on Narrative Understanding. 2021. p. 48-55. Disponível em: https://aclanthology.org/2021.nuse-1.5/ Acesso em: 10 abr. 2023.

LUND, B. D. et al. ChatGPT and a new academic reality: Artificial Intelligence‐written research papers and the ethics of the large language models in scholarly publishing. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 74, n. 5, p. 570-581, 2023. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/asi.24750 Acesso em: 30 abr. 2023.

LUND, B. D.; WANG, T. Chatting about ChatGPT: how may AI and GPT impact academia and libraries? Library Hi Tech News, v. 40, n. 3, p. 26-29, 2023. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/LHTN-01-2023-0009/full/html?casa_token=vUTRsG8mrikAAAAA:4pUmg-sN8pVShSLhs1HF-ZgKZeFZI74xuEhIVzkYunopP71J0MJwP_lOYXnIgXPkbYpBEealdG2HwSiZFBwTWH62R_AzRAfrqRthktOWgnBshuk0sd7z Acesso em: 03 mai. 2023.

MACLURE, K.; PAUDYAL, V.; STEWART, D. Reviewing the literature, how systematic is systematic?. International Journal of Clinical Pharmacy, v. 38, p. 685-694, 2016. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11096-016-0288-3 Acesso em: 10 abr. 2023.

MATTOS, P. L. C. L. Administração é ciência ou arte? O que podemos aprender com este mal-entendido. Revista de Administração de Empresas, v. 49, n. 3, p. 349-360, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/JSVKfXmYMVqGQGs6WNJwM5j/abstract/?lang=pt Acesso em: 28 mar. 2023.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The knowledge-creating company. Harvard Business Review, v. 85, n. 7/8, p. 162, 2007

OLIVEIRA JR, O. N; de; PARDO, T. A. S.; NUNES, M. das G. V. ChatGPT: o robô que mostra como a inteligência artificial pode revolucionar nossas vidas. Jornal da USP, v. 13, 2023. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/003120246 Acesso em: 05 abr. 2023

OPENAI- OVERVIEW. OpenAI, 2023. Disponível em: https://openai.com/chatgpt. Acesso em: 25 mai. 2023

PAGE, M. J. et al. A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Rev Panam Salud Publica; 46, 2022.

PERKINS, M. Academic Integrity considerations of AI Large Language Models in the post-pandemic era: ChatGPT and beyond. Journal of University Teaching & Learning Practice, v. 20, n. 2, p. 07, 2023. Disponível em: https://ro.uow.edu.au/jutlp/vol20/iss2/07/ Acesso em: 30 abr. 2023.

RAMOS‐RODRÍGUEZ, A‐R.; RUÍZ‐NAVARRO, J. Changes in the intellectual structure of strategic management research: A bibliometric study of the Strategic Management Journal, 1980–2000. Strategic Management Journal, v. 25, n. 10, p. 981-1004, 2004. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/smj.397?casa_token=TeWFp0Juyj0AAAAA:H_bV0SaKZxDiUfG-zNqF50EqDHFxFT1H2JFOArFXYlsTDQoJ2rXW-UsVvUyB2QFXg3ubQIE3WbaqRJ3f Acesso em: 28 mar. 2023.

SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos avançados, v. 2, p. 46-71, 1988. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/YgSSRgJjZgtbpBLWxr6xPHr/?lang=pt Acesso em: 10 abr. 2023.

SANTOS, E. L. O campo científico da administração: uma análise a partir do círculo das matrizes teóricas. Cadernos Ebape. Br, v. 15, p. 209-228, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/TPL3pQjLLct8RzGWGVkpVFj/?lang=pt Acesso em: 05 abr. 2023.

SANTOS, E. L.; ARAÚJO, R. F. de S. Por uma Outra Compreensão da Gestão: reflexões teóricas e empíricas. Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD - EnEO 2022, On-line, XI. Disponível em: http://anpad.com.br/uploads/articles/117/approved/f60ce002e5182e7b99a8a59b6d865a12.pdf Acesso em: 05 abr. 2023.

SERVA, M.; DIAS, T.; ALPERSTEDT, G. D. Paradigma da complexidade e teoria das organizações: uma reflexão epistemológica. Revista de Administração de Empresas, v. 50, p. 276-287, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/69qXg9JnDdXvQjJYsN7KhQQ/abstract/?lang=pt Acesso em: 05 abr. 2023.

SIMON, H. Making management decisions: The role of intuition and emotion. Academy of Management Perspectives, v. 1, n. 1, p. 57-64, 1987.

SINGH, V., CHEN, SS, SINGHANIA, M., NANAVATI, B., GUPTA, A. Como os algoritmos de aprendizado por reforço e aprendizado profundo são usados para tomada de decisão baseada em big data em setores financeiros – uma agenda de revisão e pesquisa. International Journal of Information Management Data Insights, 2022.

SINHA, M. (2023, March 6). Is ChatGPT the future of marketing? - ET brandequity. ETBrandEquity.com. Retrieved March 21, 2023, Disponível em: https://brandequity.economictimes.indiatimes.com/news/marketing/isChatGPT-the-future-of-marketing/98438927 Acesso em: 18 abr. 2023.

SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. Pearson Prentice Hall, 2008.

TAECHARUNGROJ, V. “What Can ChatGPT Do?” Analyzing Early Reactions to the Innovative AI Chatbot on Twitter. Big Data and Cognitive Computing, v. 7, n. 1, p. 35, 2023. Disponível em: https://www.mdpi.com/2504-2289/7/1/35 Acesso em: 15 abr. 2023.

TAFFAREL, M.; SILVA, E. D. da. A cientificidade da administração em debate. Revista Administração em Diálogo, v. 15, n. 3, p. 33-56, 2013. Disponível em: https://brandequity.economictimes.indiatimes.com/news/marketing/isChatGPT-the-future-of-marketing/98438927 Acesso em: 05 abr. 2023.

VAN DIS, E. A. M. et al. ChatGPT: five priorities for research. Nature, v. 614, n. 7947, p. 224-226, 2023. Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-023-00288-7 Acesso em: 30 abr. 2023.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

Serra, C. V., Fernandes Vasconcelos, M. M., Moreira Chaves, A. ., Maravilhas Lopes , S. P. ., & Sousa, M. J. (2024). ChatGPT e IA generativa: tessituras iniciais sobre a administração e o conhecimento . Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 14(1), 88–106. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/67296

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles