Transformação digital e gestão do conhecimento como estratégias para melhoria dos micro negócios no Brasil: o caso do App.Simplex

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2024v14n2.67367

Resumo

Este artigo explora os desafios enfrentados pelos microempreendedores na gestão de micro e pequenas empresas (MPEs) no Brasil. Utilizando o APP.SIMPLEX como estudo de caso, a pesquisa objetiva apresentar os benefícios da transformação digital e da gestão do conhecimento para os empresários, enfatizando as principais funcionalidades e vantagens desse novo modelo de gerenciamento empresarial. O APP.SIMPLEX foi desenvolvido com o propósito de melhorar o controle financeiro das MPEs de maneira simples, moderna e ágil, permitindo aos empresários inserir dados e obter gráficos de fluxo de caixa, resultados do negócio, relação entre receitas e despesas, além do cálculo do preço médio unitário. Adota o design thinking como metodologia para compreender as necessidades dos empresários e utiliza métodos ágeis no desenvolvimento da ferramenta. Os resultados preliminares indicam melhorias na gestão financeira e no controle de fluxo de caixa, aumentando a confiança dos empresários na viabilidade dos seus negócios, especialmente em relação ao cálculo de preço médio. Concluindo que a transformação digital proporcionada pelo APP.SIMPLEX, juntamente com a gestão do conhecimento, pode promover uma administração mais eficiente e inovadora nas MPEs brasileiras, contribuindo para sua sustentabilidade e crescimento econômico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Augusto Rios Bastos

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professor da Universidade Salvador, Brasil.

Ivan Araujo Costa, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Administração pela Universidade Católica de Salvador, Brasil. Financial Administrative Manager no Monte Tabor CIBPS Bahia, Brasil.

Sérgio Paulo Maravilhas Lopes

Doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto, Portugal. Professor visitante da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Fabíola Mascarenhas Sant'Ana Rodrigues

Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Gama Filho, Brasil. Diretora da Floreer Consultoria Ltda, Brasil.

Nadson Souza Queiroz

Graduado em Administração pela Faculdade Adventista da Bahia, Brasil.  Gerente Comercial no Grupo Conexão Brasil, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

18-09-2024

Como Citar

Bastos, J. A. R., Costa, I. A. ., Lopes , S. P. M. ., Rodrigues, F. M. S., & Queiroz, N. S. . (2024). Transformação digital e gestão do conhecimento como estratégias para melhoria dos micro negócios no Brasil: o caso do App.Simplex. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 14(2), 204–228. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2024v14n2.67367

Edição

Seção

Relatos de Experiência | Experience Articles