Práticas de gestão do conhecimento científico em grupos de pesquisa: uma análise a partir do modelo SECI da gestão do conhecimento

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Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as práticas de gestão do conhecimento científico em grupos de pesquisa, na perspectiva dos seus líderes, na Universidade do Estado da Bahia. Para tanto, estabelece-se como esteio teórico-analítico o modelo de Gestão do Conhecimento de Takeuchi e Nonaka, referente às práticas de Socialização, Externalização, Compartilhamento e Internalização, em correlação com teóricos que discutem a gestão do conhecimento e a gestão do conhecimento científico. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa social, exploratória e descritiva, com realização de entrevistas com líderes de grupos, categorização e análise a partir do modelo definido. Dentre os resultados da pesquisa, destacam-se: a socialização como uma modalidade mais difícil de ser visualizada nos grupos; a maior solidez nas práticas de externalização; a necessidade de suporte institucional que favoreça o compartilhamento de informações e a internalização como categoria mais sensivelmente afetada enquanto decorrência da qualidade de outras modalidades de conversão do conhecimento. De modo geral, conclui que as dimensões ontológicas e epistemológicas, previstas pelo modelo utilizado estão relacionadas de modo complexo, plural e dinâmico nos grupos de pesquisa e requerem a percepção da interveniência de diversos fatores sociais, éticos, políticos, técnicos, estéticos, culturais, dentre outros que constituem a gestão do conhecimento científico.

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Biografia do Autor

Tiago Santos Sampaio, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Difusão do Conhecimento pela Universidade do Estado da Bahia, Brasil. Professor da Universidade do Estado da Bahia, Brasil. 

Ana Maria Ferreira Menezes, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professora da Universidade do Estado da Bahia, Brasil.

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

Sampaio, T. S., & Menezes, A. M. F. (2024). Práticas de gestão do conhecimento científico em grupos de pesquisa: uma análise a partir do modelo SECI da gestão do conhecimento. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 14(1), 36–61. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/67805

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles